O atacante Luciano Rodriguez está na capital baiana desde a última quarta-feira, e apesar de já ter realizado os exames médicos, ainda não foi anunciado como reforço do Esporte Clube Bahia e sequer se apresentou no CT Evaristo de Macedo para iniciar os treinamentos com com o elenco, o que deixa a torcida tricolor com uma pulga atrás da orelha.
Na última sexta-feira, vazou uma foto da solicitação de registro do jogador junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, aumentando a expectativa pelo anúncio do novo reforço. O Bahia chegou a um acordo para pagar R$ 65 milhões por 70% dos direitos econômicos do jogador, se tornando a maior contratação da história do futebol nordestino.
Nesta terça-feira, o ex-jogador Preto Casagrande revelou que uma exigência do Liverpool Montevidéo está atrasando o anúncio. O clube uruguaio quer incluir no contrato uma cláusula que proíbe a venda do jogador até o fim da temporada de 2025. Lucho está motivado para atuar pelo Bahia e chegou a abrir mão dos 20% que ele tinha direito.
“Está tudo, praticamente, acertado. Porém, rolou uma cláusula, que é justamente a que está ‘pegando’, que é a seguinte: tanto o Liverpool do Uruguai, quanto os representantes do atleta, querem que o City não o negocie até o final de 2025, e o City bate na tecla que tem que deixar a possibilidade de Lucho não se adaptar e ser negociado no meio do ano que vem. Então, essa é a única cláusula que falta alguém abrir mão, ou será o Bahia, ou será o Liverpool. Se autorizarem fazer negócio no meio do ano que vem, está fechado. Já está tudo acertado, o menino já abriu mão dos 20% que ele tinha, então ele está muito querendo vir”, disse o ex-jogador ao canal ‘Linha Alta’.
Nascido em Montevideo (Uruguai), Luciano Rodríguez Rosales foi revelado pelo Bella Vista-URU, mas se profissionalizou no Progreso-URU, onde atuou de 2020 até 2022, disputando 53 jogos e balançando as redes sete vezes. Em 2023, foi adquirido pelo Liverpool Montevideo-URU, onde se destacou na temporada, marcando 9 gols e dando uma assistência em 34 partidas.
Luciano Rodrigues disputou o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção do Uruguai, marcando 5 gols e dando 2 assistências em 9 jogos. Além disso, fez parte do elenco campeão do Mundial Sub-20 com o Uruguai em 2023, marcando o gol da vitória por 1 a 0 na final que garantiu o título sobre a Itália. Em 5 jogos, balançou as redes apenas uma vez.