O Esporte Clube Bahia vem passando por uma grande transformação nas divisões de base, com um investimento considerável do Grupo City, com a chegada de novos profissionais, melhorando a estrutura para a base, e a busca por jovens talentos nos vários cantos do Brasil. E, certamente, em pouco tempo, o Esquadrão começará a colher os frutos desse projeto para a base.
Na base tricolor, alguns nomes já começam a surgir como grandes promessas, é o caso do atacante Ruan Pablo, de apenas 15 anos, que já chama a atenção do futebol europeu, mesmo muito jovem. Atualmente, o jogador é titular da equipe sub-20, e inclusive, marcou gol no jogo de ida da final do Campeonato Baiano da categoria, sendo peça importante para a conquista do hexacampeonato, em cima do Vitória.
O renomado Jornal AS, da Espanha, chegou a aponta o jogador como um futuro fenômeno. “Ruan Pablo: outro fenômeno que está por vir”. Ele chegou a ser comparado a Endrick e Vitor Roque. O primeiro, cria do Palmeiras, vai defender o Real Madrid, enquanto o segundo, que se destacou pelo Athletico-PR, já atua no Barcelona.
“Outro caso de Endrick e Vitor Roque já pode estar se formando. Ruan Pablo, atacante de 15 anos surpreende e chama a atenção, mesmo que o clube tricolor queira quase escondê-lo para continuar moldando-o”, diz reportagem do jornal AS, da Espanha.
“Ruan Pablo é um atacante de 2008, 1,83m de altura, poderoso, com ótima movimentação de ambas as pernas e um mano a mano devastador. Um talento avassalador para o qual já foi desencadeada uma carreira na Europa. Os grandes clubes da Inglaterra e também da Espanha já abordaram o jogador para segui-lo. Na verdade, as agências mais importantes também se posicionaram para procurar um entendimento com o seu agente antes de completarem 16 anos. Outro caso de Endrick ou Vitor Roque já pode estar se formando”, explica trecho traduzido da matéria.
Nascido e criado no bairro Itinga, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, Ruan Pablo chegou ao Bahia em 2019, e vem atuando pelo time sub-20. Esse ano, ele disputou Copa São Paulo de Futebol Júnior, Brasileirão Sub-20 e Campeonato Baiano. Ao todo, soma 16 jogos disputados, oito como titular, com quatro gols marcados e duas assistências. Além disso, o atacante participou de parte da pré-temporada do Bahia em Manchester, na Inglaterra, no início do ano.