Após a realização do Conselho Técnico, em Lauro de Freitas, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu a fórmula do Campeonato Baiano da Série B 2024. A competição será iniciada em 9 de junho e a finalíssima deve acontecer no dia 11 de agosto. Vão participar da divisão de acesso dez clubes. São eles: Galícia, Itapetinguense, Grapiúna, Vitória da Conquista, Porto Sport Club, Colo-Colo, SSA FC, Leônico, Fluminense de Feira e Feirense.
O Jacobinense, de Marcos Manassés, está em processo de mudança de nome, e irá disputar a Série B do Baiano como Atlético Itapetinguense, que foi criado em 2018 e começou atuando no futebol amador. Em 2022, o time foi vice-campeão da Copa Intervale. Caso a fusão com o Jacobinense seja concluída, a equipe jogará a Série B do Baiano como Itapetinga.
A fórmula de disputa da Série B será a mesma da Série A. Os dez clubes ficarão no mesmo grupo, e se enfrentarão em jogos apenas de ida na primeira fase. Os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal. Na semifinal, o 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado enfrentará o 3º colocado. Os jogos desta fase acontecerão no sistema de ida e volta. Os dois vencedores garantirão as duas vagas na Série A de 2025 e disputarão o título da Série B também em duas partidas.