Um dos principais jogadores do Esporte Clube Vitória desde a Série B, o zagueiro Wagner Leonardo segue atraindo olhares de outros clubes. Desta vez é o Athletico-PR, que formalizou uma proposta para tentar comprar o jogador de 24 anos. A informação foi divulgada pelo jornalista Tiago Marchezini. O defensor agrada o técnico Cuca desde os tempos de Atlético-MG. Em 2021, o treinador chegou a pedir sua contratação.
O Leão detém 50% dos direitos econômicos do jogador e a outra metade pertence ao Portimonense, de Portugal. A multa do zagueiro gira em torno de 5 milhões de euros (R$ 26,3 milhões). Recentemente, o defensor foi monitorado pelo São Paulo para o lugar de Beraldo, que foi negociado com o Paris Saint German.
Natural de Praia Grande, Wagner Leonardo Calvelo de Souza foi revelado nas divisões de base do Santos e se profissionalizou em 2019, em jogo da Copa do Brasil. Pelo Peixe, atuou 40 jogos. Também passou por Náutico (2021), Fortaleza e Cruzeiro (2022), ambos por empréstimo. Depois da passagem pela Raposa, foi negociado pelo Santos com o Portimonense, de Portugal, onde fez apenas um partida pela Liga Portuguesa no dia 29 de janeiro.
Em março de 2023, o defensor foi emprestado pelo clube português ao Vitória, onde se firmou como titular e foi um dos principais destaques na campanha do acesso à Série A e título da Série B. Ao todo, foram 35 jogos e 5 gols marcados na competição. Em agosto de 2023, foi adquirido em definitivo e assinou até o fim de 2025. Em 2024, são 18 jogos e um gol marcado.