O Museu do Esporte Clube Bahia, que fica localizado na Arena Fonte Nova, retirou a foto de Daniel Alves do painel de jogadores históricos do clube. O ex-jogador foi condenado essa semana a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual contra uma mulher em uma boate na Espanha, no final de 2022. Ele está preso há um ano, e precisará cumprir mais três anos e meio.
O lateral, com passagens pela seleção brasileira e Barcelona, surgiu no Esporte Clube Bahia, onde atuou até 2002, quando se transferiu para o Sevilla, da Espanha. A foto de Daniel Alves (número 13) ficava entre Mailson e Leone e logo acima de Léo Oliveira.
Após a condenação de Daniel Alves, moradores da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, cobraram da prefeitura do município a retirada da estátua em homenagem ao jogador. A escultura, produzida pelo artista plástico Leo Santana, foi inaugurada em dezembro de 2020. A obra foi vandalizada em setembro de 2023, com fitas adesivas e uma sacola de lixo colocadas sobre sua cabeça. Na ocasião, Ney Alves, irmão de Daniel, defendeu o jogador por meio das redes sociais.