Bahia x Sport: Último encontro teve goleada histórica e Juba inspirado

quando se trata do retrospecto recente, o Bahia vem sofrendo diante do Sport.

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A Copa do Nordeste começa neste final de semana, e logo de cara, teremos um dos maiores clássicos da região. Bahia e Sport, que já decidiram o torneio duas vezes, se enfrentam no domingo, às 16 horas, na Arena Fonte Nova. Dos quatro títulos conquistados pelo Bahia no Nordestão, dois foram em cima do Leão da Ilha (2001 e 2017). O Tricolor leva vantagem no histórico geral de confrontos contra o time pernambucano, porém, a história recente é favorável ao Sport.

 

As equipes já se enfrentaram 60 vezes na história do confronto, com 25 triunfos do Bahia, 15 empates e 20 vitórias do Sport. O Tricolor marcou 65 gols e sofreu 71. Contando apenas os jogos pela Copa do Nordeste, foram 13 encontros ao todo, com 5 triunfos do Esquadrão, 6 empates e apenas duas vitórias do Leão da Ilha. Atuando em Salvador, a vantagem também é tricolor. São 16 triunfos, 7 empates e 6 derrotas em 29 confrontos.

No entanto, quando se trata do retrospecto recente, o Bahia vem sofrendo diante do Sport. Nos últimos dez encontros, o Esquadrão venceu apenas três e perdeu sete. A última partida ficou marcada por uma goleada história do Sport por 6 a 0, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. O grande destaque do jogo foi justamente Luciano Juba, autor de dois gols, e que atualmente defende o Bahia. Vagner Love (2), Jorginho e Sabino completaram o passeio rubro-negro.

Atuando em solo pernambucano, o Bahia enfrentou o Sport 30 vezes, com 9 triunfos, 8 empates e 13 derrotas. São 14 anos sem vencer o Leão da Ilha em Recife. A última vez foi em 2010, quando derrotou por 2 a 1, pela Série B, com gols de Diego e Morais.

Em 2023, Bahia e Sport se enfrentaram apenas uma vez. Em 2022, foram três partidas. Pela Copa do Nordeste, o Bahia perdeu de virada por 3 a 2 na Arena Fonte Nova, em março. Raí e Rodallega marcaram para o tricolor, enquanto Juba, Pedro Naressi e Rodrigão fizeram para o Leão. O resultado foi determinante para a eliminação do Tricolor na primeira fase do Nordestão.

Pelo primeiro turno da Série B, em junho, o Bahia venceu por 1 a 0, na Fonte Nova, com gol de Vitor Jacaré nos minutos finais. No segundo turno, agora na Ilha do Retiro, o Sport venceu por 1 a 0 com gol de Douglas Coutinho. No final da competição, o Esquadrão conquistou o acesso junto com Cruzeiro, Grêmio e Vasco.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário