Vindo de três triunfos seguidos no Campeonato Baiano (Jacobina, Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus), o Esporte Clube Bahia volta suas atenções para a Copa do Nordeste, que começou neste sábado com quatro jogos. O Esquadrão já estreia na competição com um dos maiores clássicos do Nordeste, enfrentando o Sport Recife, às 16 horas, na Arena Fonte Nova.
Dos quatro títulos conquistados pelo Bahia no Nordestão, dois foram em cima do Leão da Ilha (2001 e 2017). O Tricolor leva vantagem no histórico geral de confrontos, porém, a história recente é favorável ao Sport. Nos últimos dez encontros, o Esquadrão venceu apenas três e perdeu sete. A última partida ficou marcada por uma goleada história do Sport por 6 a 0, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. O Tricolor acabou caindo na primeira fase na última edição. O Leão da Ilha chegou na final, mas perdeu para o Ceará.
O Bahia está no Grupo B da Copa do Nordeste, ao lado de Juazeirense, Fortaleza, Náutico, ABC, Altos-PI, Treze-PB, Itabaiana-SE. No Grupo B temos Vitória Ceará, Sport, CRB, Botafogo-PB e América-RN, River-PI e Maranhão. Vale lembrar que os times do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B na primeira fase. Apenas os quatro primeiros de cada chave se classificam para as quartas de final.
Quem apita o clássico é o árbitro Paulo José Souza Mourão, do Maranhão. Ele será auxiliado pelos assistentes Antônio Adriano de Oliveira e Elson Araújo da Silva. O quarto árbitro será o baiano Bruno Fernandez Moreira. Raimundo Nonato Lopo de Abreu será o assessor, enquanto Claudio Antônio Dias Aragão ficará como analista de campo.
JOGOS DA 1ª RODADA
Sábado, 03/02
16h – Náutico 0 x 1 Botafogo-PB – Aflitos
16h – Fortaleza 2 x 1 América-RN – Castelão
19h – Itabaiana 0 x 2 CRB – Etelvino Mendonça
19h – Treze 1 x 0 River – Amigão
Domingo, 04/02
16h – Altos x Vitória – Lindolfo Monteiro
16h – Bahia x Sport – Arena Fonte Nova
19h – Juazeirense x Ceará – Adauto Moraes
19h – ABC x Maranhão – Castelão