Oito times da Série B não irão disputar a Copa do Brasil em 2024

Além do Santos, vários outros clubes que sempre marcam presença na Copa do Brasil não disputarão em 2024.

Foto: Raul Baretta / Santos FC

Além do rebaixamento inédito para a Série B, o Santos também não disputará a Copa do Brasil na temporada 2024. Ou seja, o Peixe terá apenas duas competições: o Campeonato Paulista e a Segunda Divisão. A CBF fez uma alteração nos critérios de classificação para a Copa do Brasil, mudando a distribuição de vagas para o Ranking Nacional de Federações. Como o time santista não se classificou para o mata-mata do Paulistão, acabou ficando sem a vaga.

 

Além do Santos, vários outros clubes que sempre marcam presença na Copa do Brasil não disputarão em 2024. Para ter uma ideia, oito dos 20 participantes do Brasileirão Série B em 2024 estão fora do torneio mata-mata. São eles: Avaí, Chapecoense, Ponte Preta, Guarani, Santos, Mirassol, Novorizontino e Vila Nova-GO.

A mudança no critério de classificação aconteceu em 2022. Ficou decidido que a partir da edição 2024 não haverá mais vagas para os 10 primeiros colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF, como estava sendo feito há alguns anos.

São Paulo e Rio de Janeiro, os dois melhores colocados no Ranking Nacional de Federações, têm direito a seis vagas cada um, todas saindo das competições estaduais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, a cinco cada; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três cada; enquanto os demais Estados a somente duas.

Importante lembrar que fora as competições estaduais, a Copa do Brasil segue reservando vagas para os clubes classificados à Copa Libertadores, aos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do do Brasileirão e clubes complementares do Brasileirão. O Corinthians, por exemplo, só se classificou à Copa do Brasil 2024 por ter sido o 13º colocado na competição por pontos corridos.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário