Antes de acertar com o Juventude, o atacante Gilberto foi procurado pelo Esporte Clube Vitória, porém, segundo informação do jornalista Luiz San Martin, o centroavante de 34 anos se recusou a ouvir a proposta do clube rubro-negro por conta da identificação que tem com o Bahia, onde se destacou atuando de 2018 até 2020, sendo tricampeão baiano e campeão da Copa do Nordeste. O camisa 9 estava afastado no Cruzeiro desde outubro do ano passado, e chegou a um acordo para rescindir o contrato.
Natural de Piranhas, Alagoas, Gilberto Oliveira Souza Júnior foi revelado pelo Santa Cruz e acumula passagens também por Vera Cruz-PE, Internacional, Sport, Portuguesa-SP, Vasco, São Paulo e Bahia. Fora do país, ele atuou por Toronto FC, do Canadá, Chicago Fire, dos Estados Unidos, Yeni Malatyaspor, da Turquia, e Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
Gilberto viveu seu melhor momento na carreira vestindo a camisa do Bahia, disputando 189 jogos, com 83 gols e 14 assistências, sendo tricampeão baiano (2018, 2019 e 2020) e campeão da Copa do Nordeste (2021), virando ídolo do clube. Deixou o Tricolor após o rebaixamento em 2021, e acertou com o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, marcando 15 gols em 31 partidas, mas voltou ao futebol brasileiro no início de 2023 contratado pelo Cruzeiro, onde não conseguiu se destacar.