O atacante chegou a um acordo com o Cruzeiro para rescindir o contrato, que era válido até dezembro deste ano. O centroavante estava fora dos planos e afastado dos treinamentos desde outubro do ano passado. O jogador deve assinar o desligamento nos próximos dias. A informação divulgação inicialmente pelos jornalistas Antônio Neto e Samuel Venâncio. O camisa 9 tem proposta do Shimizu S-Pulse, do Japão, mas as conversas ainda não evoluíram.
Contratado em janeiro do ano passado como esperança de gols para o Cruzeiro, o jogador terminou a temporada afastado dos treinamentos, realizando atividades em horários diferentes dos companheiros na Toca da Raposa. Durante o Campeonato Brasileiro, o centroavante chegou a ser alvo de protesto por parte da torcida. Pela Raposa, foram 32 jogos disputados, com 6 gols e 1 assistência.
Gilberto viveu seu melhor momento na carreira vestindo a camisa do Bahia, disputando 189 jogos, com 83 gols e 14 assistências, sendo tricampeão baiano (2018, 2019 e 2020) e campeão da Copa do Nordeste (2021), virando ídolo do clube. Deixou o Tricolor após o rebaixamento em 2021, e acertou com o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, marcando 15 gols em 31 partidas, mas voltou ao futebol brasileiro no início de 2023 contratado pelo Cruzeiro, onde não conseguiu se destacar.