O Santos está passando por uma grande reformulação após o rebaixamento para a Série B. Além do venezuelano Soteldo, outro atacante que está de saída do Peixe é o colombiano Stiven Mendoza, que tem negociações avançadas com o Millionarios, da Colômbia. Segundo informação do comentarista da TNT Sports, Ricardinho Martins, o clube paulista deve acertar a venda do jogador.
O atacante de 31 anos, com passagem pelo Esporte Clube Bahia em 2017, chegou ao Santos para a temporada 2023, após ser rebaixado com o Ceará em 2022. Com a camisa do Peixão foram 45 jogos, 10 gols e duas assistências.
Natural de Palmira, na Colômbia, John Stiven Mendoza Valencia tem 30 anos e surgiu no Deportivo Cali, mas se profissionalizou no Envigado-COL. Passou ainda no seu país por América de Cali e Cúcuta Deportivo. Deixou a Colômbia em 2015 para defender o Chennaiyin FC da Índia, mas não ficou muito tempo e na mesma temporada acertou com o Corinthians, onde na primeira passagem atuou 25 jogos e marcou 3 gols.
Entre idas e vindas, foi emprestado a Chennaiyin FC e New York City FC, até chegar ao Bahia, onde atuou na temporada 2017, entrando em campo 31 vezes e anotando 8 gols. Com o destaque, Mendoza foi vendido pelo Corinthians ao Amiens, da França, no início de 2018. Retornou ao futebol brasileiro em 2021 para defender o Ceará, disputando 96 jogos, com 24 gols marcados e 9 assistências. Foi contratado pelo Santos no final de 2022.