O Grêmio está muito próximo de acertar a contratação do atacante Soteldo, de 26 anos, que pertence ao Santos, mas tem um dos maiores salários do elenco e não deve permanecer para 2024 após o rebaixamento do Peixe para a Série B. De acordo com informação do portal GZH, o clube paulista aceitou as condições impostas pelo Grêmio para uma negociação por empréstimo do venezuelano. Restam detalhes para a finalização do acordo.
Soteldo teve problemas de relacionamento com o técnico Paulo Turra no Santos, e não conseguiu manter a regularidade durante a temporada. Ele era alvo do Corinthians, que chegou a abrir negociações, mas não teve sucesso. Soteldo chegou a ser indicado ao Bahia por Rogério Ceni, porém, o tricolor não chegou sequer a fazer sondagem pelo atleta de 26 anos.
Natural de Acarigua (Venezuela), Yeferson Julio Soteldo Martínez foi revelado pelo Zamora, e em 2017 se transferiu para o futebol chileno, onde defendeu Huachipato e Universidad de Chile. Desembarcou no futebol brasileiro em 2019 para vestir a camisa do Santos, disputando 105 jogos, marcando 20 gols e dando 17 assistências. Em abril de 2021, foi vendido ao Toronto, do Canadá, por 6 milhões de dólares (quase R$ 33,1 milhões).
No Canadá, atuou 26 vezes, com 4 gols e 6 assistências. Passou também pelo Tigres, do México, onde não conseguiu se destacar anotando apenas um gol em 16 partidas, retornando ao Santos no final de 2022 por empréstimo com opção de compra. Na segunda passagem pelo Peixe, não conseguiu se destacar, marcando apenas um gol e dando 9 assistências em 39 jogos. Em julho, o clube paulista exerceu a opção de compra pagando 4 milhões de dólares (R$ 19,28 milhões).