Tecnologias de transmissão em estúdio virtual no futebol

A tecnologia está transformando a maneira como o futebol é jogado e vivenciado — desde vídeos de fundo para entrevistas até a detecção de risco de lesões. Confira este artigo!

Como a tecnologia no futebol pode torná-lo ainda mais envolvente: três exemplos de avanços

O futebol é um dos esportes mais apreciados mundialmente, contando com mais de 3,5 bilhões de fãs. Jogadores renomados comentam em publicações de notícias globais, participam de programas de TV e de diversas atividades na mídia. Para adicionar mais vibração a essas transmissões, os clubes agora utilizam tecnologia e vídeos de fundo de estúdios virtuais tornando o futebol ainda mais envolvente.

Este artigo explora como equipes de futebol populares utilizam a tecnologia para oferecer experiências visuais inesquecíveis para pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que protegem os atletas de lesões. Continue lendo para saber mais sobre como as tecnologias no esporte transformam a forma como o futebol é jogado e vivenciado hoje.

Tecnologias impressionantes no futebol brasileiro

A Seleção Brasileira de Futebol é a mais forte do mundo. Esta nação conquistou a vitória na Copa do Mundo da FIFA cinco vezes, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Atualmente, este é um recorde imbatível. O Brasil também testemunhou algumas das maiores figuras do futebol mundial em campo, incluindo lendas como Pelé, Ronaldo e Ronaldinho.

Considerando que atualmente a tecnologia no futebol é indispensável, ter uma equipe forte já não é suficiente. É por isso que os clubes brasileiros investem ativamente em soluções tecnológicas para ajudar os jogadores a melhorar seu desempenho, refinar estratégias e atrair mais torcedores.

FAQ: quais as tecnologias mais utilizadas no esporte?

As tecnologias mais utilizadas no esporte são: análise de dados, Internet das coisas (IoT), realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e árbitro de vídeo (VAR). Elas podem ser usadas para diversos fins. Por exemplo, os dispositivos IoT podem coletar dados sobre o desempenho de um jogador e transmitir essas informações ao software de análise de dados para aprimorar as estratégias de jogo. Já a RV e RA são boas soluções para treinamentos e envolvimento dos torcedores, enquanto o VAR é utilizado pelos árbitros para um julgamento mais justo durante a partida.

FAQ: quando surgiu o uso da tecnologia nos esportes?

Os primeiros avanços tecnológicos aconteceram no atletismo na década de 1960, quando foram implementados sistemas de cronometragem automatizados com mecanismos de photo finish. Este avanço é usado para medir objetivamente o tempo que os atletas levam para concluir uma disputa, como na natação ou na corrida de cavalos.

Nº 1 – Rastreamento GPS para monitorar a carga de trabalho e prevenir lesões

Inevitavelmente, o futebol envolve riscos de lesões. Para evitá-los, “dispositivos vestíveis”, como rastreadores GPS, são uma ferramenta valiosa. Essas soluções coletam continuamente dados em centenas de medições por segundo. Isso inclui, por exemplo, a distância total percorrida, frequência de aceleração, frequência cardíaca, etc. Segundo a revista The Economist, essa tecnologia é utilizada pela Seleção Brasileira para determinar possíveis cargas de treinamento para cada integrante.

O rastreamento GPS também pode ser utilizado para prever possíveis lesões no campo de futebol. Apoiado pela pesquisa da Universidade de Birmingham e Southampton Football Club, o Daily Mail afirma que os “dispositivos vestíveis” podem prever situações prejudiciais antes que elas aconteçam. Isso se deve à forte correlação entre traumas e atividade física.

Por exemplo, em 2023, a Confederação Brasileira de Futebol comprou dispositivos de monitoramento para a Copa do Mundo. As equipes da CBF foram equipadas com os dispositivos APEX Team Series para analisar suas características físicas e fornecer informações sobre a carga de trabalho dos jogadores, níveis de fadiga e risco de lesões.

FAQ: como a tecnologia mudou o esporte?

Graças à tecnologia no futebol, os profissionais do esporte agora podem diagnosticar facilmente possíveis lesões, melhorar o desempenho e envolver ainda mais os torcedores. Além disso, também permite que os árbitros monitorem as infrações durante as partidas.

Nº 2 – Análise de dados e monitoramento

A análise de dados é uma valiosa tecnologia no esporte, pois permite que os treinadores analisem o desempenho e os erros no jogo. Além disso, quando essas soluções são alimentadas por algoritmos de aprendizagem automática, elas podem até detectar potenciais talentos no futebol. Grandes conjuntos de dados são utilizados para identificar as capacidades e potenciais dos atletas. Os algoritmos de aprendizagem automática examinam diversos aspectos do desempenho de um jogador, desde estatísticas em campo até o estilo de jogo.

Em 2023, o Santos FC solicitou o software de análise de dados de jogadores da TransferLab. Este sistema utiliza dados de 120.000 jogadores de diferentes ligas para analisar o desempenho de cada jogador e fazer previsões sobre seus resultados.

Nº 3 – Realidade virtual para envolvimento dos torcedores

A realidade virtual é um dos maiores avanços no futebol, porque pode ser usada para diversos fins. Um dos âmbitos de aplicação mais óbvios é o treinamento, onde os jogadores podem realizar sessões de treinamento em condições de jogo reais. Além disso, os clubes brasileiros também utilizam esse avanço para atrair mais torcedores.

Em 2021, o Clube Atlético Mineiro, em colaboração com ImagineAR, lançou um aplicativo com realidade aumentada voltado para os torcedores. Este aplicativo permitiu aos torcedores tirar fotos e gravar vídeos com seus ídolos do futebol.

Tecnologias de vídeo usadas no futebol

Assim como a bola de futebol evoluiu ao longo do tempo, soluções tecnológicas esportivas continuam surgindo no mercado. Inclusive, o futebol tem uma longa história de utilização de práticas avançadas para avaliar o desempenho do jogo.

Entre as tecnologias de futebol mais conhecidas estão:

  • Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). Este assistente ajuda os árbitros a tomar decisões críticas durante as partidas por meio da checagem de vídeos. Por exemplo, para julgar de forma justa em situações controversas, como impedimentos, faltas e pênaltis.
  • Tecnologia da linha do gol. É usada para eliminar a incerteza de um gol marcado. Com a ajuda de câmeras, os árbitros conseguem rastrear se a bola cruzou a linha do gol ou não.
  • Replay instantâneo. Essa tecnologia no futebol é projetada para os torcedores, permitindo que eles revejam momentos importantes do jogo a partir de vários ângulos. O replay instantâneo também é útil para árbitros e analistas de jogo.
  • Análise de desempenho do jogador. Com “dispositivos vestíveis” e rastreamento, os treinadores podem obter informações sobre o desempenho de cada jogador, como velocidade de corrida e posse de bola. Essas informações são utilizadas durante o jogo para tomar decisões táticas.
  • Avaliação de lesões. Com os “dispositivos vestíveis”, a equipe médica pode rastrear sinais vitais e identificar possíveis problemas em campo.

FAQ: qual é a tecnologia mais recente no futebol?

 

A mais recente novidade no futebol é a tecnologia semiautomatizada de impedimento, anunciada pela FIFA em 2022. Ela auxilia os oficiais de vídeo e os árbitros em campo, possibilitando marcações de impedimento mais rápidas, consistentes e altamente precisas. Esta tecnologia utiliza 12 câmeras de rastreamento instaladas discretamente sob o teto do estádio. Elas monitoram a trajetória da bola e capturam até 29 pontos de dados para cada jogador, a uma taxa de 50 vezes por segundo. Esses 29 pontos de dados abrangem todos os membros do corpo e extremidades relevantes para determinações precisas de impedimento.

Considerações finais

A tecnologia está rapidamente ganhando espaço no futebol. Por exemplo, facilita melhorias no desempenho físico dos atletas, garante sua segurança e adiciona ainda mais vivacidade à experiência de assistir a uma partida.

Autor(a)

Deixe seu comentário