Nesta quinta-feira (12), aconteceram os jogos da 3ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Emprestado pelo Bahia ao Independiente del Valle, o lateral-esquerdo Jhoanner Chávez, de 21 anos, fez sua estreia como titular da seleção principal do Equador, atuando 78 minutos na vitória equatoriana por 2 a 1 sobre a Bolívia. O atleta tem vínculo com o Tricolor até dezembro de 2027.
Chávez já havia sido convocado pelo técnico Félix Sánchez, mas essa foi a primeira vez que atuou como titular. Ele substituiu o lesionado Pervis Estupiñan, que atua pelo Brighton. Nas redes sociais, Chávez celebrou a primeira chance como titular pela seleção do seu país: “Graças a Deus. Feliz pela minha estreia na seleção do Equador”, postou o jogador.
Natural de Francisco de Orellana, no Equador, Jhoanner Stalin Chavez Quintero surgiu nas divisões de base do Independiente del Valle e foi promovido ao elenco principal em 2020, aos 18 anos, quando disputou 2 jogos. Em 2021, foram 29 partidas e duas assistências.
Em 2022, teve grande destaque atuando 34 vezes, marcando 5 gols e contribuindo com uma assistência. O atleta disputou o Mundial Sub-17 em 2019 pela Seleção do Equador. Chávez foi peça importante nas conquistas do Campeonato Equatoriano, em 2021, e Copa Sul-Americana, em 2022 (em cima do São Paulo). Contratado pelo Bahia por R$ 18 milhões, maior compra do futebol nordestino, o jogador não conseguiu se firmar. Foram 29 jogos, com um gol e uma assistência.