Um dos trunfos do Esporte Clube Vitória no Campeonato Brasileiro da Série B é o Estádio Manoel Barradas, onde ostenta um aproveitamento de 83%, sendo o melhor mandante da competição. Dos 12 jogos como mandante na competição, o Leão venceu dez e perdeu apenas dois (para Atlético-GO, seu próximo adversário, e Criciúma). Foram as duas vitórias seguidas em casa, contra Ceará e Botafogo-SP, que devolveram ao Rubro-Negro a liderança da Segundona, com 47 pontos, superando o Sport, que tem 45.
O Vitória vem de uma sequência bastante positiva em casa. São seis triunfos em sequência, vencendo Sampaio Corrêa (2×1), Novorizontino (2×1), Chapecoense (1×0), ABC (2×0), Ceará (1×0) e Botafogo-SP (2×0), repetindo o feito de 2015, quando também venceu seis jogos seguidos no Barradão por uma competição nacional. Naquela edição, também pela Série B, o Leão venceu CRB (3×1), Bahia (4×1), ABC (2×0), Atlético-GO (3×1), Criciúma (2×1) e Bragantino (4×1).
Em 2017, o Vitória chegou a vencer onze partidas seguidas como mandante, porém, os duelos foram válidos por Campeonato Baiano (cinco jogos), Copa do Nordeste (quatro jogos) e Copa do Brasil (dois jogos). Já na reta final da Série C do ano passado, o Vitória ficou sete jogos sem perder no Barradão, mas com cinco vitórias e dois empates. O desempenho também foi decisivo para a arrancada heroica para o acesso.