O Esporte Clube Bahia largou no returno da Série A com um placar expressivo, goleando o Red Bull Bragantino, por 4 a 0, na Arena Fonte Nova, resultado importante que manteve o Esquadrão fora da zona de rebaixamento, no entanto, permanece colado no primeiro time dentro do Z-4 (Santos), ambos com 21 pontos. Para tentar se distanciar um pouco da confusão, o Tricolor tem pela frente um missão para lá de complicada.
Neste domingo, o Bahia enfrenta o Botafogo no Estádio Nilton Santos, e tentará fazer o que nenhum clube conseguiu ainda na Série A de 2023: tirar ponto do time carioca no Rio. O Fogão tem 10 vitórias em 10 jogos. Até aqui, venceu São Paulo (2×1), Atlético-MG (2×0), Corinthians (3×0), Fluminense (1×0), América-MG (2×0), Fortaleza (2×0), Vasco (2×0), Red Bull Bragantino (2×0), Coritiba (4×1) e Internacional (2×1).
Até aqui, fora de casa, o Bahia venceu apenas um jogo na Série A 2023. O triunfo foi na 3ª rodada, diante do Vasco, por 1 a 0, em São Januário, com gol do meio-campista Thaciano. Em 10 jogos como visitante, perdeu seis (Bragantino, Santos, Inter, Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG), e empatou três (Fortaleza, Cuiabá e São Paulo).
Botafogo e Bahia se enfrentam neste domingo (27), às 16 horas, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Esquadrão ocupa a 16ª colocação, com 21 pontos, empatado com o Santos, que abre a zona de rebaixamento. Já o Fogão lidera a Série A com 48 pontos, onze de vantagem para o vice-líder Palmeiras.
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Bahia e Botafogo já se encontraram 53 vezes em jogos oficiais, entre Brasileirão, Série B, Copa do Brasil e Sul-Americana. O Bahia venceu 20, perdeu 16 e empatou 17. Marcou 59 gols e sofreu 59. Considerando apenas jogos pelo Brasileirão, são 41 encontros, com 15 triunfos do Esquadrão, 13 empates e 13 vitórias do Botafogo. No Rio de Janeiro, o Bahia enfrentou o Botafogo 24 vezes, venceu 6, perdeu 9 e empatou 9.
No primeiro turno, o Bahia perdeu para o Botafogo por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, pela 2ª rodada. O time carioca saiu na frente com Junior Santos, o Esquadrão empatou com Vitor Jacaré, mas no segundo tempo, Tchê Tchê garantiu a vitória botafoguense.