Na tarde deste domingo (30), Jacobina e Jequié ficaram no empate em 1 a 1, no Estádio José Rocha, na cidade de Jacobina, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano da Série B. O duelo de volta está marcado para o próximo domingo (06), no Estádio Waldomiro Borges, na acidade de Jequié. Um novo empate (por qualquer placar), leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer, conquistar o título da competição.
O Jequié conquistou o retorno à Série A eliminando o Grapiúna na semifinal. No jogo de ida, empatou sem gols no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, mas na partida de volta venceu por 2 a 0, no Estádio Waldomiro Borges. Já o Jacobina perdeu o primeiro duelo diante do Vitória da Conquista, por 2 a 1, de virada, no Estádio Lomanto Júnior, mas levou a melhor na volta, por 2 a 0, no Estádio José Rocha, revertendo a desvantagem e ficando com a vaga para a elite do futebol baiano.
A última vez que o Jequié disputou a Série A do Baiano foi em 2019, quando terminou na lanterna, com apenas 7 pontos somados e acabou rebaixado. Em 2020, o Jipão terminou a Série B do Baiano no 3º lugar, ficando de fora da decisão. Em 2021, em meio a pandemia, o Jequié não participou da Segundona. Em 2022, voltou a disputar a liderou a primeira fase, porém, na semifinal perdeu o acesso para o Itabuna.
O Jacobina, por sua vez, vai voltar a disputar a Série A do Campeonato Baiano após três anos. A última participação foi em 2020, quando acabou rebaixado terminando na lanterna, com apenas um ponto somado. Em 2021, o Jegue da Chapada não disputou a Série B do Baiano em virtude da pandemia do coronavírus. Já em 2022, voltou a disputar, e terminou na 5ª colocação, ficando de fora da semifinal. Já o Vitória da Conquista foi rebaixado para a Segundona no ano passado, e seguirá mais um ano fora da elite.
- Paiva diz que Bahia foi muito competente contra o São Paulo: “Soubemos sofrer”
- Melhores momentos de São Paulo 0 x 0 Bahia pela 17ª rodada da Série A
- Jacaré valoriza ponto diante do São Paulo e lamenta não ter feito gol para zoar avô são-paulino
- Marcos Felipe brilha e evita derrota do Bahia para o São Paulo