Embalado com três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos, o Esporte Clube Vitória voltou a campo neste domingo buscando manter a sequência positiva para recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, porém, mesmo apoiado por quase 30 mil rubro-negros no Estádio Manoel Barradas, o Leão não conseguiu ser efetivo como nos jogos anteriores, e decepcionou, perdendo por 1 a 0 para o Criciúma em confronto direto. O único gol foi marcado pelo atacante Fabinho, que defendeu o Rubro-Negro em 2021.
Com a derrota, o Esporte Clube Vitória segue com 25 pontos e cai para a vice-liderança, sendo ultrapassado pelo Novorizontino, que no sábado venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0 e chegou aos 26 pontos. Já o Criciúma soma 3 pontos fora de casa e assume a 4ª colocação, retornando ao G-4, com 23 pontos.
O primeiro tempo foi bastante movimentado no primeiro tempo e com muitas chances para os dois lados, mas o Criciúma foi mais efetivo. Os visitantes começaram melhor, pressionando, e aos 14 minutos, saíram na frente com Fabinho, aproveitando rebote da defesa rubro-negra. Lei do Ex no Barradão. Minutos depois, Lucas Arcanjo fez um milagre para evitar o segundo do Tigre.
O Vitória demorou para se encontrar em campo, mas a partir dos 30 minutos, foi intenso ofensivamente, criando boas situações de gol, mas faltou a eficiência dos jogos anteriores, além disso, reclamou de um possível pênalti em Zé Hugo. O time catarinense se defendeu bem, e encontrou espaços para contra-atacar, levando perigo.
O Vitória voltou para o segundo tempo com Railan no lugar de Zeca. O time de Léo Condé teve a posse de bola, controlou o jogo, criou algumas chances de gol, mas não conseguiu furar o bloqueio catarinense. O treinador tentou dar mais criatividade ao meio de campo colocando Giovanni Augusto, Thiago Lopes e Gegê, mas os visitantes se defenderam bem, resistiram à pressão e seguraram a vitória.
Agora o Esporte Clube Vitória terá uma pausa no calendário e só volta a jogar no dia 25 de junho, um domingo, às 18h, contra o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). O duelo é válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Já o Criciúma tem novo compromisso no dia 24 de junho, um sábado, às 17h, contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC).
JOGOS DA 12ª RODADA DA SÉRIE B
SEXTA, 09/06
21h30 – ABC 1 x 1 Chapecoense
SÁBADO, 10/06
16h00 – Vila Nova 0 x 0 Guarani
17h00 – Ituano 1 x 1 Atlético-GO
17h00 – Novorizontino 1 x 0 Sampaio Corrêa
19h30 – Ceará 1 x 3 CRB
DOMINGO, 11/06
11h00 – Ponte Preta 1 x 1 Sport
11h00 – Londrina 1 x 2 Mirassol
15h30 – Avaí 1 x 1 Botafogo-SP
18h00 – Vitória 0 x 1 Criciúma
18h15 – Juventude 1 x 2 Tombense