Em entrevista ao “Canal Do Black”, o diretor de futebol do Esporte Clube Vitória, Ítalo Rodrigues, revelou que o zagueiro João Victor já recebeu e vem recebendo diversas propostas para deixar o clube. Porém, afirmou que o defensor é uma peça importante do elenco e tem a confiança da comissão técnica, que não pretende liberá-lo, a não ser que a oferta seja irrecusável. Recentemente, surgiu a informação de um interesse de um clube mexicano.
Em 2023, o atleta disputou 12 jogos e atualmente é reserva imediato da dupla de zaga titular – formada por Camutanga e Wagner Leonardo. O vínculo com o Vitória vai até o fim de 2025. O clube baiano detém 50% dos direitos econômicos.
Natural de Recife (PE), João Victor Carroll Santana surgiu nas divisões de base do Santa Cruz. Se profissionalizou em 2015 chegou a atuar algumas vezes pelo time principal em 2017 antes de ser emprestado ao Rio Verde-GO. Em 2018, defendeu o time sub-23 do Santa no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, entrando em campo sete vezes, mas seu melhor momento pelo time pernambucano foi em 2019, disputando 32 jogos.
Foi contratado pelo Vitória em setembro de 2019, inicialmente por empréstimo. O Leão realizou a compra de 50% dos direitos econômicos por R$ 800 mil. Na primeira passagem, disputou 66 jogos e marcou 3 gols. Em 2022, foi emprestado ao Guarani, onde se destacou na disputa da Série B, atuando em 36 jogos e marcando 3 gols, retornando ao Leão em 2023.