Arena Fonte Nova completa 10 anos da inauguração com goleada no Ba-Vi

O Ba-Vi de inauguração da Fonte Nova foi pela 4ª rodada do Campeonato Baiano de 2013.

Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação

No dia 7 de abril de 2013, a Arena Fonte Nova era inaugurada após três anos de sua demolição. A moderna arena multiuso veio para substituir o antigo estádio, construído em 1951 e que foi reformado entre 1968 e 1971. O primeiro jogo do novo estádio, construído para a Copa do Mundo de 2010, ficou marcado pela goleada do Vitória sobre o arquirrival Bahia, por 5 a 1, com gols de Renato Cajá (pênalti, primeiro da nova Arena), Maxi Biancucchi, Michel, Vander e Escudero. O Leão era comandado pelo saudoso treinador Caio Júnior. Zé Roberto marcou o gol solitário do Esquadrão, que era comandado pelo técnico Jorginho. Após a goleada, ele pediu demissão do cargo.

 

Antes do Ba-Vi iniciar, tivemos a apresentação do ator Fábio Lago, músicas de Margareth Menezes, Mariene de Castro e outros, além das cantoras Claudia Leitte e Ivete Sangalo, torcedoras de Bahia e Vitória, respectivamente. Claudia Leitte, inclusive, “quebrou o protocolo” usando a camisa tricolor, causando a euforia da torcida do Bahia e a ira dos rubro-negros, que gritaram o nome de Ivete. Claudia, então, soltou um “Bora Bahêa”, apimentando a rivalidade.

O Ba-Vi de inauguração da Fonte Nova foi pela 4ª rodada do Campeonato Baiano de 2013. O Vitória acabou conquistando o título daquela edição e voltou a golear o Bahia no primeiro jogo da final, por 7 a 3, no mesmo local. As goleadas foram determinantes para que o até então presidente Marcelo Guimarães Filho fosse deposto do cargo, iniciando o processo de democratização.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Baiano – 2ª fase
Bahia 1 x 5 Vitória
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Horário: 16h
Data: 07/04/2013
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e José Raimundo Dias da Hora (BA)
Gols: Zé Roberto (Bahia) / Renato Cajá, Maxi, Michel, Vander e Escudero (Vitória)
Cartões amarelos: Fahel, Adriano (Bahia) / Luís Alberto, Escudero (Vitória)
Público: 37.274 pagantes

Bahia: Marcelo Lomba (Omar); Neto, Danny Morais, Titi e Magal; Fahel, Hélder, Marquinhos Gabriel e Paulo Rosales (Anderson Talisca); Adriano (Zé Roberto) e Obina. Técnico: Jorginho.

Vitória: Deola; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Mansur; Michel (Edson Magal), Luís Alberto, Escudero e Renato Cajá (Marquinhos); Maxi (Vander) e Dinei. Técnico: Caio Júnior.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário