Três dias após a eliminação dolorosa na primeira fase do Campeonato Baiano, o Esporte Clube Vitória teve mais uma decisão nesta quarta-feira (1º), agora pela primeira fase da Copa do Brasil. O Leão tinha a vantagem do empate para se classificar, porém, abdicou de jogar, colocando o regulamento debaixo do braço e acabou castigado, sendo derrotado pelo Nova Iguaçu por 2 a 0 no Estádio Jânio Morais, em Nova Iguaçu. O gols foram marcados por Léo Índio (em pênalti inexistente) e Márcio Duarte.
Agora são seis jogos seguidos sem vitória, todos eles sob o comando do técnico Léo Condé, que ainda não sabe o que é vencer. Foram três empates (Jacuipense, ABC e Barcelona de Ilhéus) e três derrotas (Sergipe, Náutico e Nova Iguaçu). Classificado, o Nova Iguaçu enfrenta na segunda fase o Nova Mutum, que eliminou o Londrina vencendo por 4 a 2.
Não tivemos muitas emoções no primeiro tempo. Com a vantagem de classificar com um empate, o Vitória foi bem cauteloso e apenas tentou fazer o tempo passar, sem se arriscar no ataque. O Nova Iguaçu teve mais volume de jogo, mas não teve eficiência, já que o sistema armado pelo técnico Léo Condé foi eficiente em impedir a criação de jogadas dos donos da casa.
Na etapa final, o Nova Iguaçu seguiu melhor e pressionando, e aos 2 minutos quase abriu o placar com Breno finalizando de fora da área, mas Lucas Arcanjo se esticou todo para salvar o Leão. Aos 21 minutos, os donos da casa partiram em contra-ataque, Luã Lúcio invadiu a área e tentou o chute, a bola bateu em Camutanga e na volta tocou no braço de apoio de Railan. Porém, o árbitro entendeu como pênalti e apontou a marca da cal. Léo Índio foi para a cobrança e abriu o placar. Mesmo com a desvantagem, o Rubro-Negro seguiu inoperante no ataque e sendo sufocado, e aos 37 minutos, Márcio Duarte recebeu livre na área, matou no peito e deu belo chute para ampliar.
Agora o Esporte Clube Vitória terá três jogos seguidos pela Copa do Nordeste, começando no domingo (05), quando enfrenta o Bahia, às 16h, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada da primeira fase do torneio regional. O Leão ainda não venceu na competição, mas precisa encerrar o jejum para seguir lutando por uma vaga no G-4. Depois, encara ainda Ceará e Campinense.
JOGOS DOS TIMES BAIANOS
QUARTA-FEIRA, 01/03
15h30 – Nova Iguaçu 2 x 0 Vitória – Estádio Jânio Morais, em Nova Iguaçu (RJ)
19h – Atlético-BA x Atlético-GO – Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas (BA)
19h – Bahia de Feira x Red Bull Bragantino – Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA)
21h30 – Jacuipense x Bahia – Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)