Bahia e Vitória se enfrentaram neste domingo (05) em momentos distintos. Apesar dos 6 a 0 diante do Sport e ainda sem apresentar um futebol convincente, o Esquadrão conseguiu se classificar às semifinais do Campeonato Baiano como líder e também à 2ª fase da Copa do Brasil goleando o Jacuipense. Já o Leão caiu na primeira fase do Estadual pelo 5º ano seguido e também foi eliminado na Copa do Brasil para o Nova Iguaçu. Além disso, o presidente Fábio Mota cogita renunciar ao cargo após sofrer ameaças juntamente com sua família.
Independente do momento, clássico é clássico, e não tem favorito. O Vitória, mesmo com uma formação mais conservadora, saiu na frente do placar com Osvaldo, mas o Bahia correu atrás e conseguiu empatar com Vitor Jacaré. Porém, os dois times diante de suas limitações fizeram jus as suas campanhas vexatórias na Copa do Nordeste, ficando no empate em 1 a 1, na Arena Fonte Nova.
Com o resultado, o Bahia contabiliza 5 pontos na penúltima colocação do Grupo B, cinco pontos abaixo do G-4, restando duas rodadas, ou seja, praticamente eliminado. Já o Vitória permanece sem vencer na competição, com 3 pontos na penúltima colocação do Grupo A, sete pontos abaixo do G-4 e já sem chances de classificação.
O Vitória começou melhor, e logo aos 8 minutos, Thiago Lopes girou e fez um baita lançamento para Osvaldo, que estava na linha do meio de campo, mas pegou a defesa do Bahia avançada e partiu em velocidade em direção ao gol, saindo na cara de Marcos Felipe e tirando do goleiro para abrir o placar. Depois do gol, o Leão recuou, e o Bahia foi para cima. Jacaré teve duas chances, a primeira parando em defesa de Lucas Arcanjo, e depois em jogada ensaiada de falta, carimbou a trave após defesa do goleiro. Mas aos 48, Biel deu passe para Cauly, que ganhou de João Victor e cruzou para Vitor Jacaré marcar com o gol vazio e igualar o placar.
O Bahia voltou para o segundo melhor, tentando pressionar, mas encontrou dificuldades para furar o ferrolho do Vitória que, por sua vez, apostou nos contra-ataques para tentar marcar o seu gol, mas quando chegou com perigo, Railan parou em defesa de Marcos Felipe. Depois dos 30 minutos, os times cansaram e o jogo caiu bastante de produção, finalizando com o empate.
Agora o Bahia tem duas decisões em sequência, primeiro pela Copa do Brasil, na quarta-feira (08), às 19h, contra o Camboriú-SC, no Estádio Eduardo Zeferino Tiago, pela 2ª fase do torneio nacional, e depois contra o Itabuna, no sábado (11), às 16h, no Estádio Antônio Elias Ribeiro, em Camacã, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano. Pela Copa do Nordeste, só volta a jogar no dia 14, contra o Fluminense-PI, às 21h30, no Estádio Lindolfo Monteiro.
Já o Vitória volta a campo na quarta-feira (08), às 21h30, para enfrentar o Ceará, no Estádio Manoel Barradas, pela 7ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Na última rodada, enfrenta o Campinense, fora de casa, antes da estreia na Série B, contra a Ponte Preta, no Estádio do Barradão.
JOGOS DA 6ª RODADA DO NORDESTÃO
SÁBADO, 04/03
17h30 – Náutico 0 x 2 Sport
17h30 – CSA 0 x 0 CRB
17h30 – Campinense 2 x 3 Ferroviário
20h00 – ABC 3 x 0 Atlético-BA
DOMINGO, 05/03
16h00 – Sergipe 3 x 1 Fluminense-PI
16h00 – Bahia 1 x 1 Vitória
18h30 – Ceará x Fortaleza
18h30 – Santa Cruz x Sampaio Corrêa
- Série D 2023: CBF aumenta premiação e vai distribuir quantia recorde
- Vitória enfrenta o ABC na primeira fase da Copa do Brasil sub-17
- Nordestão: Bahia x Vitória terá transmissão ao vivo na TV aberta
- Além do Ba-Vi, outros três jogos movimentam a 6ª rodada do Nordestão
- Bahia e Vitória fazem 2º Ba-Vi do ano por sobrevida na Copa do Nordeste