Desde o final do Brasileiro da Série A de 2022, em que o Ceará acabou rebaixado para a Série B, o meia Vina vinha sendo especulado em vários clubes. O Fluminense foi um dos interessados e chegou a abrir negociações, mas acabou desistindo. O Vasco também fez consultas. Porém, o destino do jogador de 31 anos será o Grêmio. O meia, com passagem pelo Bahia, tinha vínculo com o Vozão até 2024, mas já se despediu e encaminhou um acerto com o clube gaúcho.
“Meu cantinho do agradecimento de ter tido a oportunidade de vestir essa camisa em todos os dias de treinamento”, escreveu o jogador nas redes sociais. Na atual temporada, o meia disputou três jogos do Ceará até o momento, todos como titular, com uma assistência.
Natural de Curitiba, Vinícius Goes Barbosa de Souza foi revelado no Paraná, e acumula passagens por Coritiba, Joinville, Tupi, Londrina, Esportivo, Náutico, Fluminense, Athletico-PR. Contratado pelo Bahia em 2017 após passagem conturbada pelo Furacão, Vinicius despontou na segunda temporada, em 2018. Foi um dos destaques na conquista do Campeonato Baiano ainda com Guto Ferreira, porém, com a chegada do técnico Enderson Moreira, perdeu espaço e acabou não tendo seu contrato renovado.
No total, foram 87 jogos e marcou 16 gols marcados com a camisa tricolor. Após deixar o Esquadrão, teve uma passagem rápida e apagada pelo Atlético-MG antes de chegar ao Ceará, onde viveu seu melhor momento na carreira, sendo o craque da Copa do Nordeste, artilheiro e líder em assistências do Vozão na temporada 2020, além de melhor meia do Brasileirão naquele ano. Ao todo, disputou 168 jogos pelo Vozão, com 46 gols marcados e 31 assistências.