O principal objetivo do Esporte Clube Vitória na temporada 2023 é retornar à elite do futebol brasileiro. Contratado para substituir João Burse, o técnico Léo Condé bateu na trave duas vezes, terminando em quinto colocado e sexto colocado com o Sampaio Corrêa, em 2022 e em 2020, respectivamente. Comandando o Leão, o treinador vai em busca do seu primeiro acesso. Na entrevista de apresentação, ele mostrou otimismo e colocou o Rubro-Negro como postulante ao acesso.
“Podemos entrar como uma equipe postulante ao acesso. A Série B é uma competição muito longa. Mais que um bom time, é preciso ter um bom elenco. Na Série B já bati na trave duas vezes. Acho que o Vitória está em um processo de resgate. Nesse momento as coisas não estão acontecendo, mas cabe a nós trabalhar. Assumir as responsabilidades para fazer uma equipe competitiva”, disse.
A última vez que o Vitória disputou a Série A foi em 2018. Depois disso, passou três anos na Série B (2019, 2020 e 2021) e um ano na Série C. Em 2023, o Leão pode retornar à elite depois de cinco anos longe. Léo Condé também falou sobre a pressão da torcida por resultados.
“O torcedor é passional. Ano passado viveu um momento de euforia, que gera uma expectativa grande. Mas o Vitória está em um processo de reconstrução, isso não é da noite para o dia. O torcedor quer o resultado imediato, mas nem sempre é assim”.