Nesta quinta-feira (9), em Conselho Técnico entre os clubes e a Federação Bahiana de Futebol, foram definidos fórmula e detalhes do Campeonato Baiano Sub-20 de 2023. Serão 19 equipes na disputa da competição: Atlético de Alagoinhas, Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Camaçariense, Conquista, Doce Mel, Itabuna, Jacuipense, Juazeirense, Juazeiro, Leônico, Jacobinense, SSA FC, Unirb, Vitória, Poções e Vitória da Conquista.
O Campeonato Baiano Sub-20 começa no dia 19 de março e a final está prevista para ser realizada em 18 de junho. Na primeira fase, os 19 clubes foram divididos em dois grupos, um com nove e outro com dez equipes. O Grupo 1 será composto por Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Itabuna, Jacuipense, Juazeirense, Juazeiro, SSA FC e Unirb. Já o Grupo 2 terá Atlético, Barcelona, Camaçariense, Conquista, Doce Mel, ECPPVC, Jacobinense, Leônico, Poções e Vitória.
Os clubes se enfrentarão no sistema apenas de ida, dentro de cada grupo. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final, com jogos de ida e volta, assim como na semifinal e final. O campeão do Baianão Sub-20 terá direito a uma vaga na Copa do Brasil 2024 da categoria.
Com relação às substituições, cada clube poderá fazer até seis alterações por partida, respeitando o máximo de três paradas além do intervalo. Já sobre locais de jogos, só serão aceitos Centros de Treinamentos nas primeiras fases do campeonato. As partidas finais só poderão ser realizadas em estádios.