Além do zagueiro Germán Conti, outro jogador com passagem pelo Esporte Clube Bahia que não segue no América-MG na temporada 2023 é o meia Índio Ramírez, que pertence ao Atlético Nacional, da Colômbia, e estava emprestado ao Coelho até o final de 2022. O jogador, de 25 anos, chegou ao time mineiro após passagem pelo Esquadrão, e esteve em campo em 32 jogos, marcando três gols.
Natural de Medellín, na Colômbia, Juan Pablo Ramírez Velásquez surgiu nas divisões de base do Atlético Nacional, se profissionalizando em 2016. Acumula passagens também por outras equipes do mesmo país, como Deportivo Pasto e Leones FC e Atlético Bucaramanga. Em novembro de 2020, foi emprestado pelo Atlético Nacional ao Bahia, e não demorou para cair nas graças da torcida.
Índio Ramírez disputou 11 jogos e marcou três gols na Série A de 2021, mas acabou sofrendo uma grave lesão e ficou longe dos gramados por sete meses, retornando em setembro de 2022. Após se recuperar da lesão, não conseguiu recuperar seu espaço e atuou apenas 4 jogos na reta final da Série A do Brasileiro. Com o rebaixamento do Bahia, foi emprestado ao América-MG em 2022, disputando 32 jogos, sendo titular em oito deles, e marcando 3 gols.
- Meia argentino com passagem pelo Bahia acerta com clube boliviano
- Carlinhos Brown e Nizan Guanaes lançam música em homenagem ao Bahia
- Evaristo parabeniza o Bahia pelos 92 anos e cita parceria com Grupo City
- Paiva pode não ter André nos 10 primeiros jogos do Bahia no ano
- Bahia divulga os 23 atletas que viajam para disputa da Copinha 2023