Entenda porque Goulart ocupa vaga de estrangeiro no Bahia

Ricardo Goulart defendeu o Guangzhou FC, da China, entre 2015 e 2018, além do Hebei FC

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Contratado em agosto de 2022 após passagem apagada pelo Santos, o meia Ricardo Goulart participou de 16 partidas e marcou dois gols pelo Esporte Clube Bahia na Série B. Visto pelo Grupo City como um perfil de liderança dentro do elenco, o jogador de 31 anos teve seu contrato renovado por mais uma temporada. Porém, agora o clube trabalha para resolver a pendência referente a cidadania do atleta, que está ocupando uma vaga de estrangeiro no Tricolor.

 

Ricardo Goulart defendeu o Guangzhou FC, da China, entre 2015 e 2018, além do Hebei FC, do mesmo país, em 2020. No primeiro clube, o meia-atacante marcou 111 gols em 171 jogos. No segundo, colocou quatro bolas nas redes em 18 partidas. No final de 2019, Goulart decidiu se tornar cidadão chinês visando a disputa da Copa do Mundo de 2022.

No entanto, o meia precisou renunciar à cidadania brasileira, visto que o país asiático não permite que qualquer chinês tenha dupla nacionalidade. Para reverter a situação, ele depende da autorização do governo chinês. “Tenho que perguntar como está o andamento. Estou otimista. Mas essa parte do processo deixo com a equipe que toma conta” – revelou Goulart, em entrevista recente. 

Vale lembrar que de acordo com o artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF, o clube só pode relacionar até cinco atletas de outros países por jogo. No elenco, além do “chinês” Goulart, o Bahia conta com o meia argentino Lucas Mugni e o atacante colombiano Jonathan Copete (que está de saída para o CRB). Além disso, o Tricolor já contratou o volante uruguaio Nicolás Acevedo e o lateral equatoriano Jhoanner Chávez, e deve se reforçar com outros gringos. O meia uruguaio Santiago Rodriguez está em negociações.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário