O Esporte Clube Bahia anunciou nesta quinta-feira a renovação de contrato do zagueiro Gabriel Xavier, que agora tem vínculo até o final de 2026. O defensor, de 21 anos, foi promovido ao elenco principal na última temporada, após atuar pelos times sub-20 e sub-23, e ganhou oportunidades após a lesão de Luiz Otávio.
Dos zagueiros do elenco de 2022, Gabriel Xavier é o único que permanece. Luiz Otávio, Didi e Ignácio deixaram o clube e acertaram recentemente com Mirassol, Água Santa e Sporting Cristal, respectivamente. Gabriel Xavier vai disputar posição com os recém-chegados David Duarte, Marcos Victor, Kanu e Raul Gustavo.
Natural de Andradina (SP), Gabriel Lhman Xavier começou nas divisões de base do Mirassol, onde se profissionalizou em 2019 após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior, porém, atuou apenas um jogo pelo time principal e foi emprestado ao FC Famalicão, de Portugal, onde disputou 21 partidas pela equipe Sub-19, marcando dois gols, e um jogo pela equipe Sub-23.
Foi contratado pelo Bahia em 2020, inicialmente por empréstimo do Mirassol, para reforçar o time sub-20, passando também pelo sub-23 antes de chegar ao time principal, sendo adquirido em definitivo no início de 2022 junto ao clube paulista. Na primeira temporada como profissional, foram 16 partidas disputadas, entre Série B do Brasileiro e Copa do Brasil.