Uefa e Conmebol firmam parceria para formação de treinadores

Os acordos operacionais e técnicos resultam da parceria ampliada entre ambos no ano passado.

Foto: Divulgação/CONMEBOL

Nesta quinta-feira (22), em Doha, no Qatar, a CONMEBOL assinou com a UEFA um Acordo Operacional sobre Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências de Treinadores e um Acordo Técnico para o Desenvolvimento de Treinadores. Os acordos operacionais e técnicos resultam da parceria ampliada entre ambos no ano passado.

O primeiro estabelece os requisitos mínimos e o procedimento para o reconhecimento das qualificações de treinadores pela UEFA (atualmente com foco na licença Pro, licença A ou Licença A Goleiros) conforme a Convenção de Treinadores da CONMEBOL e Qualificações de Treinadores CONMEBOL e com a Convenção de Treinadores da UEFA.

Já o Acordo Técnico para o Desenvolvimento do Treinador delineia os princípios de cooperação e procura harmonizar muitos dos critérios para a educação e desenvolvimento do treinador. Como resultado, além da possibilidade de intercambiar melhores práticas e informar regularmente uns aos outros sobre assuntos relacionados à formação de treinadores, a UEFA e a CONMEBOL padronizarão os requisitos-chave mínimos.

Além disso, organizarão intercâmbios entre membros de suas respectivas convenções de treinadores ou educadores, bem como visitas a sites, conferências, workshops e webinars. Os acordos visam colaborar mais estreitamente nas categorias futebol feminino, futsal e juvenil, no intercâmbio de árbitros, bem como nos esquemas de treinamento técnico, e no Memorando de Entendimento renovado.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário