Países da América do Sul e da Europa disputam sede da Copa de 2030

Fifa já começa a planejar a próxima Copa, em 2026, que será no Canadá, no México e nos Estados Unidos.

REUTERS/Martin Villar

A Argentina foi a grande campeã da Copa do Mundo de 2022, quebrando a hegemonia dos europeus, que vinham se dando bem nas últimas edições (Itália em 2006, Espanha em 2010, Alemanha em 2014 e França em 2018). A final histórica contra a França premiou o craque Lionel Messi com o seu tão aguardado título mundial pela seleção argentina. Agora a Fifa já começa a planejar a próxima Copa, em 2026, que será no Canadá, no México e nos Estados Unidos.

 

Já a edição de 2030 ainda não tem um país-sede definido. Desde junho de 2022, a Fifa recebe candidatura dos países que tentam ser a sede do torneio, mas a decisão ainda deve demorar mais dois anos. A Conmebol, animada com a conquista da Argentina, vai entrar na disputa para sediar o torneio em 2030. Duas candidaturas foram oficializadas para a 24ª edição da Copa, sendo uma com países da América do Sul e outra com nações da Europa.

Os países elegíveis a tornar-se sede não podem fazer parte de confederações que sediaram a última Copa. Ou seja, os integrantes da Concaf (América do Norte, América Central e Caribe) estão fora da disputa, e participantes da Conmebol (América do Sul), da UEFA (Europa), da CAF (África), da AFC (Ásia) e da OFC (Oceania) estão liberados para concorrer.

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai oficializaram uma candidatura conjunta e contaram com o apoio da Conmebol. Já os países Espanha, Portugal e Ucrânia também mostraram a intenção de realizar juntos a Copa do Mundo de 2030. Assim como a Conmebol apoiou os países da América da Sul, a UEFA declarou apoio à candidatura europeia.

Vale lembrar que a FIFA anunciou a mudança de 32 para 48 times, que já passa a valer na Copa de 2026. Em 2017, a entidade informou que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções, e as duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados. No entanto, nesse formato, com dois empates, um time está automaticamente classificado, o que poderia estimular um comportamento defensivo na maioria dos times.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário