Com a vitória sobre Marrocos por 2 a 0, no Estádio Al Bayt, com gols de Theo Hernandez e Kolo Muani, a França se classificou para a grande final da Copa do Mundo do Catar, e vai em busca do tricampeonato diante da Argentina em duelo marcado para este domingo (18), às 12h, no Estádio de Lusail. Em 2018, os franceses chegaram na decisão e levantaram a taça derrotando a Croácia na final. Naquela edição, a equipe era treinada por Didier Deschamps, 54, que é o atual comandante a seleção francesa.
Com a vaga na final, Deschamps se tornou o quarto treinador a participar de duas decisões seguidas de Copa do Mundo. Ele se juntou ao italiano Vitorio Pozzo, finalista em 1934 e 1938, o argentino Carlos Bilardo e o alemão Franz Beckenbauer, adversários em 1986 e em 1990. Dos três citados, apenas Pozzo foi bicampeão seguido, vencendo a segunda e terceira edição, disputadas na Itália e na França, respectivamente. Em 34, a Itália bateu a Tchecoslováquia na prorrogação por 2 a 1, e em 38 derrotou a Hungria por 4 a 2.
O técnico Carlos Bilardo venceu a Copa de 1986 com a Argentina, edição que teve Diego Maradona como principal destaque, vencendo na final a Alemanha de Beckenbauer, na Cidade do México. Já em 1990, argentinos e alemães se encontraram novamente na final, com os mesmos treinadores de 86, mas dessa vez, a Alemanha deu o troco triunfando por 1 a 0 em Roma na grande final.
Se a França for campeã diante da Argentina, chegará ao seu terceiro título, enquanto Deschamps vai se igualar a Pozzo. Vale lembrar que Deschamps foi campeão da Copa do Mundo como jogador e sendo capitão da seleção francesa em 1998, na Copa onde venceram na final a Seleção Brasileira por 3 a 0, com show de Zidane, no Stade de France, em Saint-Denis.
- Mugni reforça torcida pela Argentina na final da Copa e exalta Messi
- Cruzeiro negocia contratação do atacante Wesley, do Palmeiras
- Ex-Vitória, atacante Vico acerta com clube da Série B
- Itabuna anuncia mais dois reforços para disputa do Baianão 2023
- Atlético-BA anuncia meia e atacante com passagens pelo Vitória