Ex-técnico do Bahia retorna ao futebol após dois anos para comandar o Figueirense

Cristóvão comandou o Bahia de maio de 2013 e até dezembro do mesmo ano.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Após dois anos longe do futebol, o técnico Cristóvão Borges foi oficialmente anunciado pelo Figueirense, que vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. O último trabalho do profissional de 63 anos foi em 2020 no Atlético-GO, quando acabou demitido após quatro vitórias, dois empates e uma derrota, com um aproveitamento de 66%. O time goiano fazia uma boa campanha no Campeonato Goiano e e classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, porém, a diretoria alegou que não havia evolução no trabalho. Cristóvão já treinou também Fluminense, Vasco, Flamengo, Atlético-PR e Corinthians.

 

Cristóvão comandou o Esporte Clube Bahia de maio de 2013 e até dezembro do mesmo ano. O treinador comandou o time baiano em 42 partidas, entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. No total, foram 14 triunfos, 13 empates e 15 derrotas, aproveitamento de 43,6%. No dia seguinte ao final do Campeonato Brasileiro daquele ano, o treinador se reuniu com a direção do clube e acertou sua saída.

No Brasileirão de 2013, Cristóvão Borges levou o Bahia a quebrar tabus, como o de 23 anos sem vencer o Internacional em Salvador e, pela primeira vez na era dos pontos corridos, passar uma rodada no G-4 da tabela de classificação. Já na Copa Sul-Americana, outro feito: O Bahia não disputava uma partida oficial fora do país desde 1989, quando jogou a Copa Libertadores da América. Naquele ano, o Tricolor voltou a entrar em campo longe do Brasil, quando encarou o Nacional de Medellín pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo, na Colômbia, derrota de 1 a 0. Na segunda partida, realizada na Arena Fonte Nova, o time comandado por Cristóvão Borges venceu, mas acabou eliminado nos pênaltis.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário