Copa do Catar será teste de fogo para nova geração brasileira

A última Copa que o Brasil disputou com um elenco recheado de jogadores talentosos foi a de 2006.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil chega ao Catar como um dos grandes favoritos ao título graças ao desabrochar de uma nova geração bastante talentosa. Antes disso, não parecia que a seleção poderia ter um desempenho melhor do que aqueles dos últimos Mundiais. Afinal, o país vivia uma verdadeira crise técnica, que, enfim, parece ter terminado. Será que a “garotada” poderá ajudar na conquista da sexta estrela? Esta é a pergunta que torcedores e apostadores têm procurado responder na betfair.

 

A última Copa que o Brasil disputou com um elenco recheado de jogadores talentosos foi a de 2006. Apesar disso, uma preparação mal feita fez com que a seleção não conseguisse corresponder às expectativas e fosse eliminada, nas quartas de final, ser ter dado nenhuma grande exibição durante o torneio.

Desde então, a qualidade dos jogadores foi decaindo e, Copa após Copa, o Brasil fracassou e foi sempre eliminado na primeira vez em que enfrentou uma seleção forte. O cenário para 2022 parecia ser o mesmo, mas tudo mudou quando uma nova geração começou a se destacar na Europa. Nomes como Rodrygo, Vinícius Jr., Gabriel Martinelli, Antony, Bruno Guimarães, entre outros, que eram apenas promessas, passaram a ganhar protagonismo nos principais clubes do mundo.

Dessa forma, eles conseguiram oportunidades com a camisa da seleção, e também mostraram ótimo serviço. Nos últimos jogos, Tite conseguiu fazer uma boa mescla entre experiência e juventude, e o que se viu foi um futebol vistoso e eficiente.

O desabrochar desses jogadores deu um novo peso à seleção brasileira, que se antes já era considerada uma das favoritas pela tradição, agora também pode ser exaltada pelo futebol apresentado. No entanto, a grande dúvida da torcida é se esses jovens jogadores já estão prontos para assumir a responsabilidade de disputar um Mundial.

É verdade que eles já assumiram o protagonismo em seus clubes, e jogadores como Vinícius Jr. e Rodrygo, por exemplo, foram fundamentais na conquista da última Liga dos Campeões pelo Real Madrid. Isso mostra que eles têm capacidade de lidar com uma grande pressão – tanto da imprensa quanto da torcida.

Apesar disso, o peso de uma Copa do Mundo é diferente – principalmente para quem joga com a camisa do Brasil. Afinal, o país inteiro cobra boas atuações, ainda mais depois de seguidas campanhas ruins. Por isso, a experiência de jogadores como Alisson, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro e Neymar será fundamental para que os jovens consigam mostrar o seu melhor futebol. Talento não falta para a seleção – é preciso que Tite consiga tirar a pressão da garotada, que terá seu grande teste de fogo no Catar.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário