Enquanto o Vitória trabalha de forma incansável para resolver o problema do transfer ban da FIFA que impede o clube de inscrever os novos jogadores no BID, o Bahia aguarda a votação para a venda da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) para o Grupo City, que será no dia 3 de dezembro, para iniciar a montagem do elenco visando a temporada 2023. Mas os dois clubes precisam ficar ligados na janela de transferências para o próximo ano, visto que o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste já começam em janeiro.
Assim como em 2022, o futebol brasileiro terá dois períodos que permitirão contratações por parte dos clubes que disputarão as Séries A e B do Brasileirão. A primeira janela abre no dia 11 de janeiro e vai até 4 de abril. Já a segunda janela será aberta no dia 3 de julho e se fecha no dia 2 de agosto. O prazo é o mesmo tanto para transferências nacionais, como internacionais. Os clubes podem contratar jogadores a qualquer momento, porém, só poderão inscreve-los dentro desses períodos.
No entanto, vale frisar que os jogadores que rescindiram contrato antes do fim da janela em questão e aqueles que conseguiram a rescisão contratual com base no Art. 31 da Lei Pelé ou que atuam em locais onde ocorrem guerra, podem ser inscritos pelos clubes mesmo fora da janela.