Guto analisa derrota do Bahia para o Fortaleza e diz que é momento de ter paciência

"O projeto não é um projeto que passa simplesmente por contratar e dar certo"

Neste sábado, o Esporte Clube Bahia perdeu para o Fortaleza na Arena Castelão, por 3 a 1, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Silvio Romero e Moisés marcaram os gols do time cearense no primeiro tempo, enquanto Rodallega descontou para a equipe baiana no início da etapa final, mas nos acréscimos, Matheus Vargas anotou o terceiro.  Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Guto Ferreira frisou que o resultado não condiz com “coisas positivas que aconteceram no jogo”, além disso, pediu paciência ao torcedor.

 

“Pegamos uma equipe vai jogar a Libertadores e foi montada para isso. Eles perderam David, principal jogador força, e trouxeram dois para repor. Precisamos ser humildes e sinceros, nosso grupo está, no momento, abaixo do deles. Hoje eles jogaram com todos os titulares. Fizemos um jogo de 52% de posso de bola, tivemos mais posse. Escanteios foi 5 a 5. Desarmes eles foram superiores. Tivemos um grande avanço nos passes certos. Com 87%. A média da equipe ano passado era 82%. Fizemos isso em um jogo contra o Fortaleza, que está em um bom momento e está bem estruturado”

“Mais do que nunca, esse é o momento de ter paciência. O projeto não é um projeto que passa simplesmente por contratar e dar certo. Tem que existir trabalho no meio. E tem muito envolvimento financeiro, para que possam chegar aqueles jogadores que vão realmente, digamos, ‘engrossar o caldo’ desse grupo, que é um bom grupo. Então, acho que a gente mais do que nunca nesse momento tem que seguir acreditando, seguir trabalhando… Acho que o resultado não diz coisas positivas que aconteceram no jogo”, disse.

Guto também justificou a escolha por não repetir a equipe que iniciou a partida contra a equipe do CSA, no meio de semana.

“Infelizmente, eu não podia repetir o time de quarta com o risco de lesionar jogadores e até ter um ritmo menor. A gente já não teria o mesmo time a partir da saída de Luiz Otávio. Depois, vários jogadores estavam muito desgastados. Raí acabou o jogo extenuado, William Maranhão ainda está numa fase crescimento de melhoria… E se a gente colocar todos os jogadores em todos os jogos, eles vão deixar de treinar e não vão conseguir evoluir. ‘Ah, o jogo condiciona…’ Condiciona, mas não faz ele evoluir no desempenho dele. E nós estamos buscando a evolução no desempenho também”, declarou.

Com a derrota, o Esquadrão segue com 7 pontos na quarta colocação do Grupo B, mas pode deixar o G-4 até o complemento da rodada. Já o Leão do Pici alcançou os 12 pontos, ainda invicto, com 3 vitórias e 3 empates, na liderança isolada do Grupo A.

O Esporte Clube Bahia volta a campo na próxima quinta-feira (24) para enfrentar o Sampaio Corrêa, às 21h30, na Arena Fonte Nova. A partida é válida pela atrasada 1ª rodada da Copa do Nordeste.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário