Vitória precisa vencer cinco dos últimos 12 jogos para escapar do rebaixamento

Vitória possui 69% de risco de rebaixamento até o término da 26ª rodada

FOTO: Pietro Carpi/ECV

Figurinha carimbada na zona de rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro há mais de 10 rodadas, o Esporte Clube Vitória tem vivido na berlinda do Z-4. Com a derrota para o Londrina, o Leão ficou na 18ª posição, a dois pontos do Londrina (16°). Ainda assim, com 12 jogos pela frente na competição, o Rubro-Negro precisa somar de 20 a 21 pontos nas partidas restantes para, eventualmente, escapar da queda.

 

De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vitória possui 69% de risco de rebaixamento até o término da 26ª rodada. Acima de tudo, logo que assumiu a equipe, o técnico Wagner Lopes calculou que o Leão precisaria de 45 a 46 pontos para permanecer na Série B. Por outro lado, o Rubro-Negro somou até então 25 pontos de 75 disputados, ou seja, um aproveitamento de 32%.

Em contrapartida, tomando como base as últimas duas temporadas do certame nacional, Figueirense e Londrina caíram para a Terceira Divisão com 39 pontos. Desse modo, caso soma-se 40 pontos, o Vitória, ocasionalmente, conseguiria ficar na Série B. Sendo assim, seria necessário mais 15 pontos nas próximas rodadas.

“Ainda tem muito campeonato pela frente. Não tem ‘terra arrasada’. A gente sabe da nossa responsabilidade. Mas você ganha um jogo, e muda tudo. Muda o sentimento, a pressão. E está tudo muito embolado, e tem muitos jogos. Acredito muito que a gente pode escapar do rebaixamento, sim”, comentou Wagner Lopes após a derrota para o Londrina, por 1 a 0.

Ainda segundo a UFMG, o risco de rebaixamento de uma agremiação, com 46 pontos, é de 0,6%. Todavia, o departamento de matemática da instituição projeta que uma campanha de 40 pontos abre margem de queda de 81%.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário