Torcedor: mais do que nunca, o EC Bahia precisa de você! por Erick Cerqueira

Fala, Nação Tricolor! Hoje vamos de polêmica porque nunca fui de me esquivar delas desde que comecei por aqui há 10 anos. De lá pra cá, já entrei em conflito com a galera que fazia oposição ao famigerado MGF, por acreditar que era burrice querer dar golpe logo depois do acesso à Série A, após 7 anos (ainda acho, tanto que não deu certo daquela vez). Depois, quando descobri as maracutaias e erros da gestão dele, denunciei o ex-presidente afastado e bati pesado pelo #ForaMGF aqui, nas ruas e apareci até no Correio* segurando faixa.

 

Fiz campanha pelo Marcelo Santana e bati no Marcelo Santana. Apoiei Bellintani no primeiro mandato, critiquei quando achei que deveria e quando ele foi reeleito quase por aclamação, não me pronunciei. E porquê isso? Por que apoiei os presidentes e depois bati neles? Porque o meu compromisso é com o BAHIA. Presidentes chegam e saem, mas meu clube, fica. Então, agora, como diria o ‘poeta’ Benjamin Grimm:é hora do pau!

Bellintani errou MUITO em 2020. Tanto que chega cansa elencar. Insistiu muito com treinadores que nitidamente não havia mais nada a dar ao clube. Errou demais em contratações de jogadores caros e que estão longe de justificar o custo. Ou seja, o Bellintani 1 foi bom e se reelegeu com 86% dos votos dos SÓCIOS, mesmo com os resultados muito modestos no futebol. Já o Bellintani 2, apesar da importante Copa do Nordeste 2021, não está agradando nem um pouco. E agora? O que fazer?

Em primeiro lugar é preciso ter em mente uma coisa. O problema do Bahia, hoje, é grana. Sim, esse é o ponto central. E de onde vêm as receitas para o clube? Patrocínios (que despencaram durante a pandemia), Sócio-Torcedor (que despencaram durante a pandemia), cota de TV (que já foi mal gasto pela atual gestão), ingressos (que não vende nenhum desde abril de 2020), vendas de produtos oficiais (que despencaram durante a pandemia) e doação. Ou seja, não tem dinheiro, por isso os salários estão atrasados e os atletas sem receber estão putos com a diretoria (como a gente) e por isso só venceram 1 partida em 12 jogos. Ninguém é menino… 

 

Sejamos racionais 

Pensemos de forma pragmática. Não dá pra reverter os efeitos trágicos da pandemia, Não dá pra consertar as contratações erradas e os erros da gestão Bellintani (não agora). Não dá pra lotar estádios porque a pandemia ainda está aí, matando 600 pessoas por dia no Brasil. As cotas de TV, há essa altura, já foram. Então as opções para pagar a folha só pode vir de um lugar: do nosso bolso, Torcedor! 

Eis que surge outro grande problema: o bolso da grande maioria, tá barriado. É, eu sei. Mas tem uma galera que pode e parou de pagar quando Gilberto parou de fazer gol.

A gente precisa fazer uma campanha de ASSOCIAÇÃO EM MASSA para salvar o NOSSO CLUBE do rebaixamento e para criar uma opção viável, na oposição, que seja FORTE e bote Bellintani e sua tropa para fora, na próxima eleição. Ou podemos continuar somente ficar xingando ele e Vitor Ferraz nas redes sociais, passando raiva com Rodriguinho e comprar o pacote Série B 2022 da Sky. São essas as alternativas.

Então, eu, que nunca fui ligado a nenhum grupo político do Bahia (e recusei convites de alguns deles, para poder continuar elogiando e batendo nas diretorias, quando quiser), proponho esse pacto pelo Bahia. Assim como aquela campanha da Democracia Tricolor, que tirou MGF e colocou o grupo atual no poder.

Quem puder, mesmo com raiva de ‘Bellis’, se associe. Bora juntar os grupos políticos, as Torcidas Organizadas, os blogs, youtubers, influencers e os não-sócios do Clube para fazer essa campanha de associação em massa. A gente salva o clube do rebaixamento e depois vamos tirar os responsáveis pelo caos, nas urnas. Porque se não for desse jeito, no ano que vem, seremos nós os representantes baianos na Segunda Divisão, e xingando a diretoria como estamos fazendo hoje.

BORA, BAHIA? Associar, pagar salários atrasados, chamar até os jogadores pra conversa, resolver o problema imediato e pensar soluções pro futuro. O NOSSO BAHIA, merece. 

PS: Eu não vou ser candidato a porra nenhuma. Sou resenheiro extra-oficial do único clube Bi Campeão Brasileiro entre MG e o Alaska e quero continuar assim. Só quero continuar criticando meu time na Série A. 🙂

Deixe seu comentário!

PUBLICIDADE

22 Comentário

  1. Diretoria do Bahia deve procurar a empresa que comprou o Fazendão para solicitar um adiantamento urgente. O Fazendão foi vendido com a aprovação dos sócios e com a destinação dos recursos para pagamento de dívidas. Então, chegou a hora, negocia o adiantamento, nem que ofereça um desconto.

    Salários atuais atrasados e direito de imagens atrasados são dividas e tem que pagar agora ou a qualquer tempo, então se vendeu o CT para pagar dívida, que faça proveito agora, caso contrário o prejuízo torna-se incalculável.

    Outra opção, procura o Red Bull Bragantino, o clube empresa tem dinheiro, negocia o adiantamento da venda do passe de Eric Ramires.

    • Sou sócio e no início da pandemia adiantei 15 mensalidades. Recentemente adiantei mais um ano. Penso que o sócio mais humilde tem sua razão de suspender o pagamento, muitas vezes deixa de atender outras necessidades e paga para poder comprar pagando meia entrada e ver o Baiaço jogar, faz isso movido pela paixão.
      Agora penso que o sócio de entrada livre, sócio de cadeira especial, sócio do lauger, pode fazer mais, vamos adiantar 1 ou 2 anos de mensalidade, inclusive pode pagar parcelado no cartão de crédito.

      O mesmo vale para os 100 conselheiros, podem adiantar 5 anos ou mais. Deixa a política para as eleições.

    • Kkkkkkkkk SOU TORCEDOR E EX SÓCIO… Não acredito nesta gestão FRACASSADA.. SÓ COMENTÁRIOS COM FATOS… Hoje somos o pior CLUBE da série A dos últimos 10 jogos … Zona é nossa realidade hoje… Fico imaginar UM PAULO MARACAJÁ com o maior orçamento de um CLUBE DO NORTE E NORDESTE…

  2. Irracional é esse presidente marqueteiro, que nunca colocou o futebol do Bahia em primeiro lugar. Total desrespeito a história e torcida do Bahia.
    Torcedor precisar acordar e acabar com esse desmando. Clube a cada ano involui , bando de neófito dirigindo o clube
    TORCEDOR TEM É QIE COBRAR DESSA DIRETORIA INCOMPETENTE QUE TEVE TEMPO DE AORENDER, POREM A FALTA DE BOA VINTARD

    • Bem ! Quem deveria colocar dinheiro no clube seria esse projeto de Presidente que não sabe nada de futebol , só volto a pagar quando ele sair , manda os sócios que deram maioria dos votos p ele pagar o salário dos jogadores!

  3. Falaram em corneteiro… Então, apareci. Oia.
    Seguir a alternativa, cabe a cada torcedor decidir. Mas, penso que o ponto mais importante é analisar as causas. Pandemia ? De novo ? E os outros clubes ? A pergunta que se deveria fazer é: O Bahia é bem gerido administrativamente ? Toda a crise afeta mais àqueles que são pior geridos. Isto não é só no futebol, pode ver que muitas empresas conseguem sobreviver bem quando a economia está crescendo. Mas, quando uma crise surge, as empresas começam a sofrer e quebrar. Sofrendo mais as que são mal geridas. O que nos leva a conclusão simples que o Bahia é mal gerido administrativamente. Não somente por não conseguir resultados esportivos. Mas, porque investe mal. Traz dezenas de jogadores para o sub-23 e tem um desempenho ruim. Não parece gerir a base com a competência necessária. O produto de um clube de futebol é o futebol. Se os investimentos feitos nesta área são notadamente ruins, então não se pode absolver a gestão ou culpar a pandemia. Um outro ponto é analisar a capacidade dos gestores. Os gestores de futebol do Bahia hoje tem grande experiência e grandes serviços prestados ao longo do tempo para justificar a presença dele num clube com orçamento de 200 milhões ? No final do ano passado (ou início deste ano) o Presidente não disse que ia reformular o futebol ? Então, eu sei que a Pandemia é o cão de bermudas. Ela traz dificuldades e desafios, mas este desafios são impossíveis de superar para os incompetentes.

    • Correto. A pandemia abalou as finanças de todo mundo, mas não é a causa das contratações de “sobras” imprestáveis. Como em todas as ocupações, deve haver jogadores “sobrando” no mercado que são de melhor qualidade do que o que se tem aí.

      Tudo como dantes no quartel de Abrantes: a incompetência reinando soberana desde os anos de 1990 e agravada com a conversa fiada e boçal dos “pós graduados em gestão do futebol” desde 2013… Os autoproclamados especialistas em gestão do futebol continuam a prática, começada há duas décadas, de contratar jogadores que estão em busca dos últimos trocados antes de encerrarem a carreira.

      Dinensen

  4. Achei ótima a ideia, porém acredito que teremos um grande número de torcedores se associando se está direção tivesse a humildade, e reconhecesse que não dar mais e renuciasse, nunca vi um direção tão amadora. criticar também faz parte de uma democracia.

  5. PLANO DE SÓCIO A $20,00 COM DIREITO A VOTO JÁ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, SÓ ASSIM AJUDAREMOS O CLUBE E REALMENTE TEREMOS DEMOCRACIA NO ESPORTE CLUBE BAHIA. BELINTANI E A POLITICA IMPLEMENTADA POR ELE NÃO NOS REPRESENTA, FALO EM NOME DOS MILHÕES DE TORCEDORES QUE TRABALHAM DURO O MÊS INTEIRO E GANHAM SALÁRIO MINIMO, MAIS QUE DE ALGUMA FORMA QUER AJUDAR O BAHIA A SAIR DESSA SITUAÇÃO. GRANDE ABRAÇO MARCIO DA MASCOTE CLUBES 71 99281-4113

    • Gostei da chanta…contrapartida, 😁
      Direito a voto em troca da associação.
      Quero ver o Bellintani salvar o Bahia mesmo que isso custe sua cadeira. Vou comprar pipoca e coca-cola para assistir este evento.

  6. Perfeito, depois de muito tempo percebo um texto lúcido, diferente daqueles que criticam e não apresentam uma solução para sairmos dessa situação, deveríamos todos nós sim abraçar essa sugestão apresentada acima e incentivar a associação em massa, mas aqui tem um cidadão chamado Audi que se diz tricolor e fica incentivando o sócio torcedor a se desfiliar, achando em sua ingenuidade que vai afetar Belitanni, quando na realidade a falta de dinheiro afeta é o nosso time, espero que depois dessa esse elemento citado pare com suas babaquices de incentivar a desfiliação como também pare de postar texto de um botéstico, tirado a importante, quanto aos críticos tem até o direito de expressar sua opinião, estamos num país livre, porém façam com lucidez e não destilando veneno com desejos políticos por trás.

    • Concordo com tudo dito por Erick, e endosso o seu comentário Luis, lamentável que tenha pessoas que se diz torcedor do Bahia e faz questão de incentivar os torcedores associados a partir fora numa desfiliação em massa,aprenda a ser racional tal de AUDI e se coloque do lado do clube se associando, pois você não vai ser sócio de Belitani e sim do ECBahia.

      • Sr.. CARLOS o lamentável fica por sua conta considerando que O SÓCIO TORCEDOR se afastou por não concordar com está GESTÃO FRACASSADA.. Porém respeito de forma construtiva sua possível racionalidade,sendo que a imensa TORCIDA não concorda.PASSE BEM..

    • Sr LUIZ .. Vejo como inespressivel sua insistência de interceder no direito de um cidadão TORCEDOR de exercer o direito em se expressar sobre fatos.. E quem afastou O SÓCIO TORCEDOR FOI A GESTÃO FRACASSADA que vem impedido o crescimento do CLUBE.Contratos maus feitos e atletas superados. tipo LUCAS FONSECA OSCAR RUIZ E OUTROS ..
      Sou responsável por 04 associados e hoje estou infeliz pelo nosso BAAAEEEA porém realizado por não ter investido aproximadamente 7.000 em uma gestão FRACASSADA… Sua insignificância é digna de seu achismos … PASSE BEM …

      • Se acha o tal e não passa de um prepotente, arrogante, se colocando acima dos demais como se fosse alguma coisa, vá aprender a escrever analfabeto. “Inespressivel” como você escreveu está errado, o certo é “inexpressível” com X depois do primeiro E. Prepotente, arrogante e babaca tirado a importante, insignificante é você.

        • Ok peço desculpas pelos erros porém tenho corretor e não faço uso ..Sr. CARLOS os fatos não são meus erros e sim a GESTÃO FRACASSADA que é amplamente divulgadas pelas MÍDIAS e de forma construtiva nosso jornalismo vem divulgando com muita preocupação a nossa atual situação.. Veja bem Nós somos hoje pior CLUBE do Brasileirão nós últimos 10 jogos …Constato seu ACHISMO em tudo que vejo em suas palavras uma IGNORÂNCIA sem precedentes.. Destaco que a IGNORÂNCIA estejam ligada ao fato do seu desconhecimento e/ou ignorar … PASSE BEM

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*