TNT Sports explica desistência em transmitir o Brasileirão de 2022

Turner tem contrato com Palmeiras, Santos, Athletico, Juventude, Fortaleza, Ceará e Bahia.

Chegou ao fim o casamento da Turner com o Campeonato Brasileiro. Na última terça-feira (28), a empresa americana publicou o desligamento das transmissões das partidas de alguns clubes a partir de 2022 na competição. Dos 20 clubes presentes na Série A deste ano, a Turner tem contrato com Palmeiras, Santos, Athletico, Juventude, Fortaleza, Ceará e Bahia.

 

Na cláusula contratual com essas agremiações, a empresa americana pode transmitir os duelos entre elas por meio da TV fechada, geralmente nos canais TNT Sports ou HBO Max. Contudo, apesar da decisão, a Turner ressaltou que continuará exercendo o direito de exibir as partidas na edição deste ano. O Brasileirão 2021 termina no dia 5 de dezembro.

“A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes, como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia”, pontuou em nota divulgada pela empresa.

Acima de tudo, o contratado dos clubes com a Turner começou em 2019, o qual teria validade até 2024. Por outro lado, em 2020, houve renegociação, abrindo margem para a retirada da companhia do mercado a partir do próximo ano. Sendo assim, os clubes retomam a soberania sobre os direitos de transmissões no campeonato em TV fechada, podendo novamente negociá-los.

Para o Bahia, por exemplo, a única opção, até então, é o Grupo Globo. Todos os clubes, com exceção do Athletico, possuem acordos com a emissora de comunicação nacional para duelos em TV aberta, pay-per-view e internet.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário