Vitória celebrará 100 anos de presidente responsável pelo 1° título do clube

Os familiares e amigos do ex-mandatário rubro-negro agendaram a realização de uma missa

Na gestão do empresário Luiz Martins Catharino, no período de 1953 a 1954, o ex-dirigente do Vitória conquistou o Campeonato Baiano
Foto: Divulgação

Ainda que a fase atual esteja complicada interna e externamente ao campo, a história do Esporte Clube Vitória, tem seu desenvolvimento elaborado há 122 anos. Desta forma, um dos principais nomes na gestão do clube, o empresário Luiz Martins Catharino Gordilho, ganhará homenagem da agremiação no próximo domingo (15). Responsável pelo primeiro título do Leão ad Barra no futebol profissional, ele comemora seu centenário de nascimento no próximo final de semana.

 

Os familiares e amigos do ex-mandatário rubro-negro agendaram a realização de uma missa na Catedral Basílica, no Terreira de Jesus. O encontro terá celebração do padre Lázaro Muniz. Além do Campeonato Baiano, conquistado de 1953 a 1954, Luiz Martins faturou também os campeonatos de 1955 e 1957, quando atuava como dirigente do Departamento Autônomo do clube.

Ademais, ele presidiu a Companhia de Navegação da Bahia, bem como a Companhia Progresso União Fabriel da Bahia (1921-2005). Durante 84 anos de vida, Luiz exerceu o mandato no Clube Bahiano de Tênis por aproximadamente duas décadas (1962/64 e 1968/78). O ex-presidente do Vitória também conquistou a honraria de título de Benemérito pelo Clube Espanhol.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário