O “primeiro tempo” da Série B do Campeonato Brasileiro 2021 está próximo do fim. Apenas três rodadas separam o o segundo turno das 19 partidas iniciais da competição. E o Esporte Clube Vitória permanece na berlinda, como nas duas últimas temporadas. Na tentativa de fugir do Z-4, o Leão da Barra está na 17ª colocação, e tem 60,1% de chances de ser rebaixado para à Série C de 2022, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Conduzido pelos matemáticos Bernardo Nunes, Gilcione Nonato Costa, Fábio Enrique Brochero Martinez, Renato Vidal Martins e Marcelo Terra Cunha, o estudo também aponta que a equipe com maior probabilidade de cair é o Brasil de Pelotas, com 63,9%. Posteriormente, aparece o Rubro-Negro.
Em seguida, o Confiança, que tem 60,1%, seguido do Londrina (58,4%), Ponte Preta (55,9%) e Cruzeiro, com 31,4% de chance de rebaixamento.
Atualmente, o Vitória ocupa a 17ª posição na Série B com 13 pontos conquistados, o que representa um aproveitamento de 27,1%.
Em suma, o Leão figura como o segundo pior visitante da Segundona. Além de conquistar somente dois triunfos em 16 partidas disputadas, a equipe rubro-negra soma quatro derrotas e três empates, em sete jogos. Ou seja, um aproveitamento de 14,2%.
Ainda assim, dentro de casa, o time venceu os únicos dois resultados positivos de toda a edição, bem como empatou duas partidas e sofreu três reveses. Nesse sentido, acumula 37% de aproveitamento.
Para minimizar o risco, o Vitória busca um novo triunfo após três rodadas. Nesta quarta-feira (11), às 19h, o Leão enfrenta o Cruzeiro, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).