A trajetória do Esporte Clube Bahia no término do 1° turno da Série A do Campeonato Brasileiro 2021 está se desenrolando com derrotas seguidas. Presente na segunda página da tabela geral de classificação, a três pontos do Z-4, e, sobretudo, a 10 do G-4. Até a 17ª rodada, o Tricolor conquistou cinco triunfos, três empates e oito derrotas. Nesse sentido, após desperdiçar a chance de liquidar um adversário contra o qual não vence há quatro jogos – o Atlético-GO -, o Esquadrão de Aço encara agora o Grêmio.
Levando em consideração o histórico de duelos entre os dois clubes, o time baiano apresenta inferioridade. Em 51 jogos disputados, venceu 13, contra 22 da equipe baiana. Ademais, 16 partidas terminaram empatadas.
Por outro lado, somente pela elite do futebol nacional, o Bahia triunfou três vezes a menos do que o adversário. Ou seja, 11 contra 14 do Grêmio. Outras 14 partidas acabaram sem vitória para um dos dois lados.
O último jogo entre eles aconteceu no dia 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, a partida terminou com a vitória do Grêmio, por 2 a 1, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2020.
Na oportunidade, Vanderson abriu o placar, logo aos 16 minutos. Contudo, Anderson Martins empatou o jogo, aos 47′. Por fim, Diego Souza deu números conclusivos ao placar, com um tento anotado no minuto de 54.
No geral, o Esquadrão balançou as redes do Imortal 43 vezes, e levou 58 gols. Uma média de 0,84 gols marcados por jogo, e 1,14 sofridos por partida.
A última vez que o Bahia venceu o Grêmio em Porto Alegre foi no dia 16 de outubro de 2019, pela 26ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Arthur Caíke, já nos acréscimos.
Grêmio e Bahia se encontram na noite do próximo sábado (21), às 19h30, pela 17ª rodada do Brasileirão. A partida acontece na Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS.