O duelo de campeões brasileiros dá início, nesta quarta-feira (28), às 21h30, a várias decisões. Do ponte de vista atual, a primeira diz respeito a classificação às quartas de final da Copa do Brasil 2021. Porém, do ponto de vista histórico, as duas equipes disputam a hegemonia perante a outra em classificações. Além da vantagem para o jogo de volta, que acontece na próxima quarta-feira (4), às 21h30, possivelmente em Feira de Santana, Bahia e Atlético-MG disputam, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), a superioridade de vitórias.
Isso porque, as agremiações já se encararam pelo torneio em dois momentos. Tanto o Galo quanto o Tricolor conquistaram uma classificação cada. Há 22 anos, pela segunda fase, o Esquadrão de Aço avançou na competição, após um empate por 1 a 1, em Salvador (BA), e um triunfo por 1 a 0, em solo mineiro.
Posteriormente, no ano seguinte, nas quartas de final, o Alvinegro garantiu a classificação conforme o gol qualificado como visitante. À época, obteve uma vitória em BH, por 2 a 1, e recebeu um revés na capital baiana, por 4 a 3.
Em suma, desde a edição de 2018, a Copa do Brasil não delimita em seu regulamento a vantagem do gol fora de casa. Dessa forma, em caso de empate no placar agregado dos dois jogos, Atlético e Bahia vão decidir a sonhada vaga na cobrança de pênaltis.
em nenhuma dessas fases ou épocas os presidentes do bahia nos humilhava em rede nacional com resultados vergonhosos ou com equipes despedaçadas, hj eu moro fora de salvador e tenho vergonha em vestir a camisa para divulgar a marca do clube.