Vitória terá que disputar o pré-Nordestão caso Bahia não vença o Baianão

Vitória precisará torcer para que o Bahia conquiste o título baiano

Foto: Pietro Carpi / ECVitória

O Esporte Clube Vitória deu vexame pelo terceiro ano seguido ficando de fora das semifinais do Campeonato Baiano, e assim como nas edições de 2019 e 2020, precisará torcer pelo arquirrival Bahia para entrar direto na fase de grupos da Copa do Nordeste em 2022. As vagas para o torneio regional são distribuídas por meio da colocação dos clubes no Baianão. O campeão estadual garante automaticamente a presença, enquanto a segunda equipe qualificada é aquela com melhor posição no ranking da CBF.

 

A terceira vaga, que dá acesso a fase preliminar da Copa do Nordeste, vai para o clube que dispute a Série A ou B e alcance a melhor colocação no Baiano ou para o segundo melhor time do estado no ranking da CBF. Desta forma, o Leão estará na próxima edição do Nordestão, no entanto, resta saber se entrará direto na fase de grupos ou na pré. Nas duas últimas edições, o Esquadrão foi campeão baiano, portanto, o Vitória entrou direto na fase de grupos.

Caso o Bahia conquiste o título baiano, ficará com a primeira vaga para o regional e a segunda seria do Vitória, que entraria pela posição no ranking da CBF. Caso um dos clubes do interior fique com o troféu estadual, o Bahia ficará com a segunda vaga na Copa do Nordeste, por ser o clube baiano melhor ranqueado na CBF. Nessa possibilidade, o Vitória precisaria disputar a fase preliminar.

Regulamento do Campeonato Baiano

Art. 11 – A Associação 1ª Colocada no CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE “A” – EDIÇÃO 2021 terá direito à primeira vaga na COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022 e à 1ª vaga na COPA DO BRASIL – EDIÇÃO 2022.

Art. 14 – Terá direito à 2ª vaga para disputar a COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022 o clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Art. 15 – Terá direito à 3ª vaga, para disputar a PRÉ COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022, o clube que tiver a melhor colocação no CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE “A” – EDIÇÃO 2021, excluindo os clubes presentes na 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Campeonato Brasileiro, então a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário