Bahia nunca perdeu para o Fortaleza na história da Copa do Nordeste

Bahia venceu oito dos onze jogos contra o Fortaleza na Copa do Nordeste

Foto: Camila Lima/SVM

Fortaleza e Bahia reeditam no próximo sábado um dos maiores clássicos da nossa região num duelo que abriga quatro títulos da Copa do Nordeste. O time baiano é o vice-líder do Grupo A contabilizando 10 pontos, enquanto a equipe cearense lidara o Grupo B com 11 pontos, aliás, condição que confirmou na quarta-feira com a derrota do CSA diante do Ceará na Arena Castelão, em jogo de complemento da sexta rodada que se arrasta após ser iniciada no último sábado. O histórico dos duelos entre Fortaleza e Bahia, considerando apenas a Copa do Nordeste, revela uma supremacia absoluta do Tricolor Baiano, tanto na fase antiga do torneio, quando na época que passou a ser chancelada pela Confederação Brasileira de Futebol. Em ambos os períodos, as equipes se enfrentaram onze vezes na história do Torneio Regional, com o Bahia vencendo em oito oportunidades, e três partidas foram finalizadas com igualdade no marcador.

 

O primeiro jogo aconteceu em 1998, quando duelaram pelo Grupo E, e o Esquadrão de Aço venceu por 2 a 1 na casa do adversário. Nesse mesmo ano, mas agora em Salvador, o Bahia atropelou aplicando um sonoro 7 a 1. Os times voltaram a se encontrar em 2001, ano em que foi campeão pela primeira vez, derrotando na final o Sport pelo placar de 3 a 1, o Bahia passou pelo Fortaleza na semifinal vencendo por 2 a 1. Nesse ano, também teve uma dobradinha. Além do 2 a 1 na semifinal, derrotou por 2 a 0 na primeira fase.

Em 2002, ano do bicampeonato do nordeste, o Bahia venceu o Fortaleza na primeira fase, e caminhou em direção do título, superando na decisão o Vitória, com triunfo por 3 a 1 na Fonte Nova e empate em 2 a 2 no Barradão. Após oito anos, Bahia e Fortaleza voltaram a duelar em 2010, com o time baiano vencendo or 1 a 0 pela primeira fase do torneio.

Em 2016, no reencontro entre as equipes na Copa do Nordeste, Fortaleza e Bahia decidiram as quartas de finais. Bahia venceu a primeira, fora de casa, por 2 a 1, e empatou o segundo confronto em 1 a 1 avançando de fase, no entanto, o Tricolor Baiano foi barrado pelo Santa Cruz na semifinal. Na sequência, o time pernambucano conquistou o título inédito derrotando o Campinense.

Em 2017, Bahia e Fortaleza se enfrentaram ainda na fase de grupos, registrando um empate em 0 x 0 em Fortaleza e no segundo o Bahia venceu pelo placar de 1 x 0. Neste ano, o Bahia foi até a final e com um gol marcado por Edigar Junio venceu o Sport pelo placar de 1 x 0 na grande final na Arena Fonte Nova.

O último encontro foi em 2019, ano em que o Fortaleza sob o comando do técnico Rogério Ceni conquistou o título inédito derrotando o Botafogo da Paraíba nos dois jogos, no entanto, não venceu o Bahia. Os times se enfrentaram na fase de grupos registrando o empate em 2 x 2. Júnior Santos e Quintero marcaram para o Leão do Pici, enquanto Eric Ramires e Gilberto anotaram os gols do tricolor baiano.

Confira todos os confrontos entre os times na Copa do Nordeste:
2019 – Fortaleza 2 x 2 Bahia (Grupo B)
2017 – Bahia 2 x 0 Fortaleza (Grupo B)
2017 – Fortaleza 0 x 0 Bahia (Grupo B)
2016 – Bahia 1 x 1 Fortaleza (quartas de final)
2016 – Fortaleza 1 x 2 Bahia (quartas de final)
2010 – Bahia 1 x 0 Fortaleza (1ª fase)
2002 – Bahia 3 x 2 Fortaleza (1ª fase)
2001 – Bahia 2 x 1 Fortaleza (semifinal)
2001 – Fortaleza 0 x 2 Bahia (13ª rodada)
1998 – Bahia 7 x 1 Fortaleza (Grupo E)
1998 – Fortaleza 1 x 2 Bahia (Grupo E)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário