Bahia e Vitória buscam confirmar favoritismo e avançar à semifinal da Copa do Nordeste

Bahia enfrenta o CRB em Pituaçu, enquanto o Vitória pega o Altos no Barradão

Agora não tem uma segunda alternativa. É vencer ou dizer adeus à Copa do Nordeste no meio do caminho. Sob este signo da decisão, começa neste sábado os jogos das quartas de final da maior competição regional do futebol brasileiro, com três jogos no estilo eliminatório. Inicialmente, o Bahia encara o CRB no Estádio Metropolitano de Pituaçu, às 16h. No mesmo horário, porém, na Arena Castelão, será a vez o Fortaleza encarar o CSA. Os vencedores dos confrontos se enfrentam na fase semifinal dando um posso importante para a conquista do título. O Tricolor Baiano vem chegando com frequência na final, nos últimos anos. Desde a retomada do torneio, foram quatro finais, mas venceu apenas uma (2017) e perdeu três (2015, 2018 e 2020), uma para o Sampaio Corrêa e duas para o Ceará. O Esquadrão busca o tetracampeonato e existe a possibilidade de reeditar a final contra o Vozão, caso os dois avancem das quartas e semifinal.

 

Também neste sábado, às 18h30 no Estádio Manoel Barradas, será a vez do Vitória, que em tese enfrenta o adversário de menor tradição, peso e orçamento: o Altos do Piauí, que se insere nas quartas de final pela primeira vez na sua curta história na competição. O Leão, maior campeão da competição com quatro taças (1997, 1999, 2003 e 2010), aparece com pleno favoritismo para avançar neste sábado, ainda que pese que já se passaram 11 anos do último título do clube baiano, conquistado em 2010, em cima do ABC de Natal. Além disso, desde a retomada do Nordestão, o Rubro-Negro ainda não chegou na final.

Na última oportunidade que esteve atuando em Salvador, o Altos foi piedosamente goleado pelo Bahia, pelo placar de 5 x 0, em jogo válido pela sexta rodada da atual edição da Copa do Nordeste. Porém, o time piauiense quer surpreender no Barradão e seguir fazendo história na competição. Já o CRB chega embalado para enfrentar o Bahia. A equipe de Alagoas não perde há 11 jogos (7 vitórias e 4 empates), e até aqui na temporada perdeu apenas um jogo, para o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. O principal destaque do time é o centroavante Lucão do Break, que já balançou as redes 7 vezes em 14 jogos na temporada, sendo um dos atacantes que disputam a artilharia do Nordestão, com 4 gols, atrás apenas de Gilberto, do Bahia, com 6, e Delatorre, do CSA, com 5.

Sem problemas para o técnico Dado Cavalcanti, o Bahia deve repetir a escalação utilizada contra Manaus (4 x 1 pela Copa do Brasil) e ABC (2 x 1 pela Copa do Nordeste). O atacante paraguaio Óscar Ruiz, que entrou no segundo tempo do jogo contra o ABC e no primeiro toque na bola marcou o gol que deu o triunfo por 2 a 1, deve ficar como opção no banco. O goleiro Mateus Claus e o volante Jonas, que já não vinham sendo relacionados, seguem se recuperando de lesão. Com isso, o Esquadrão deve enfrentar o CRB com: Douglas; Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Daniel e Thaciano; Rossi, Rodriguinho e Gilberto.

Já o Vitória tem duas dúvidas. O goleiro Lucas Arcanjo, que sofreu um pequeno trauma no dedo mindinho, e o volante Cedric, que sofreu um trauma no tornozelo, serão avaliados antes da partida. O meia Eduardo e o atacante Wesley Pionteck retornaram de lesão e ficarão como opções no banco de reservas. Desfalques, Fernando Neto, Vico e Guilherme Rend seguem na transição física. Com isso, o provável Leão tem: Lucas Arcanjo (Yuri), Raul Prata, Marcelo Alves, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, Cedric (Soares) e Alisson Farias; Ruan Nascimento, David e Samuel.

A principal novidade para as quartas de final é a presença do árbitro de vídeo (VAR). Na última edição, a tecnologia só foi utilizada na final. Quem apita o duelo entre Vitória e Altos é o árbitro Léo Simão Holanda, auxiliado por Cleberson do Nascimento Leite e Eleutério Felipe Marques Júnior. Quem apita o duelo entre Bahia e CRB é o árbitro Antônio Dib Moraes de Sousa, auxiliado por Márcio Iglésias Araújo Silva e Alisson Lima Damasceno. Na arbitragem de vídeo, o responsável será Wagner Reway, da Paraíba. Ele terá o auxílio de Tiago Nascimento dos Santos e Oberto da Silva Santos. Quem apita o duelo entre Vitória e Altos é o árbitro Léo Simão Holanda, auxiliado por Cleberson do Nascimento Leite e Eleutério Felipe Marques Júnior. No árbitro de vídeo, o responsável será o pernambucano Gilberto Rodrigues Castro Júnior. Ele terá o auxílio de Adriano Barros Carneiro e Ricardo Bezerra Chianca.

QUARTAS DE FINAL DA COPA DO NORDESTE

SÁBADO, 17/04
16h00 – Bahia x CRB (Pituaçu)
16h00 – Fortaleza x CSA (Castelão)
18h30 – Vitória x Altos (Barradão)

DOMINGO, 18/04
16h00 – Ceará x Sampaio Corrêa (Castelão)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário