Vitória enfrenta o Bahia de Feira de olho no G-4 do Campeonato Baiano

Vitória se vencer vai retornar ao G-4 do Campeonato Baiano

Foto - Pietro Carpi/ECV

O Esporte Clube Vitória dá uma pausa na Copa do Nordeste, depois empates seguidos contra Sampaio Corrêa (1×1), CRB (1×1) e Confiança (0x0), e nesta quarta-feira enfrenta o Bahia de Feira, às 19h30, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, em duelo que encerra a 6ª rodada do Campeonato Baiano. Com dois jogos adiados, o Leão entrou em campo apenas três vezes pelo Estadual, somando uma vitória (Atlético) e dois empates (Unirb e Bahia), ocupando a 7ª colocação com 5 pontos. Se vencer, o Rubro-Negro chegará aos 8 pontos, podendo saltar para o 4º lugar, superando Bahia, Unirb e Vitória da Conquista, ou até mesmo para a 3ª colocação se vencer por dois gols de diferença, ultrapassando também o Bahia de Feira pelo critério do saldo de gols.

 

Já o Bahia de Feira disputou cinco jogos, somando dois triunfos (Atlético de Alagoinhas e Fluminense de Feira), dois empates (Jacuipense e Doce Mel) e uma derrota (Juazeirense), e ocupa a 3ª colocação, com 8 pontos. Se vencer, o Tremendão chegará aos 11 pontos, encostando nos líderes, Juazeirense (líder com 13) e Atlético (2º lugar com 12 pontos). O Vitória da Conquista fecha o G-4 com 7 pontos. Até aqui na competição, apenas duas equipes ainda não venceram: Jacuipense, vice-lanterna com 4 pontos, e Doce Mel, lanterna com 3 pontos.

O Campeonato Baiano chega na sua 117ª edição na temporada 2021. O maior campeão é o Bahia, com 49 títulos, enquanto o Vitória soma 29 conquistas e não levanta a taça desde 2017. Na primeira fase, as 10 equipes disputam em turno único, jogos todos contra todos, em jogos só de ida. Os quatro melhores garantem vaga na próxima fase. A partir daí, o campeonato entra na fase de mata-mata: semifinal e final, todos com jogos de ida e volta. O rebaixado será o time de pior campanha na primeira fase. Na semifinal, o time de melhor campanha enfrenta o 4º, e o 2º duela com o 3º, os dois primeiros classificados desses, terão seu mando de campo nos jogos de volta.

O campeão disputará a Copa do Nordeste de 2022 e a Copa do Brasil de 2022, o vice colocado e o terceiro colocado disputarão a Copa do Brasil de 2022. A segunda vaga para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022 será a equipe melhor qualificada pelo Ranking da CBF. A terceira vaga na competição regional, que será para a Fase Pré, virá da segunda equipe melhor qualificada pelo Ranking da CBF. As três equipes melhores posicionadas na classificação geral da competição terão direito de disputar a Série D de 2022 desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

JOGOS DA 6ª RODADA DO BAIANÃO

DOMINGO, 21/03
Atlético 1 x 0 Unirb
Doce Mel 1 x 1 Jacuipense
Fluminense de Feira 1 x 1 Bahia
Vitória da Conquista 1 x 2 Juazeirense

QUARTA, 31/03
Bahia de Feira x Vitória

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário