Vice-campeão na edição de 2020 perdendo na final para o Vasco da Gama, o time Sub-20 do Esporte Clube Bahia estreia nesta segunda-feira, às 15h, na Copa do Brasil da categoria. O adversário do tricolor na primeira fase será o Perilima, da Paraíba, em duelo único, na cidade de Campina Grande-PB. Será a estreia do Esquadrãozinho na temporada 2021. A equipe é comandada pelo treinador Eduardo Guadanucci. Na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20, em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis e, claro, quem vencer se classifica. Os vencedores dos 16 confrontos avançam para as oitavas de final, a partir de quando cada fase passa a ser disputada em jogos de ida e volta.
A Copa do Brasil foi a primeira competição de base a ter bola rolando em 2021. Começou no dia 10 de março e a grande final está agendada para 12 de maio. A equipe comandada pelo técnico Eduardo Guadagnucci se reapresentou no dia 25 de janeiro. Após a realização de exames de controle de COVID-19 e um período de isolamento, os atletas retomaram as atividades em campo, de forma individual, no dia 30 de janeiro. Os trabalhos em grupo começaram em 2 de fevereiro.
Na edição de 2020, o Esquadrãozinho eliminou Fluminense-PI (1ª fase), Ceará (oitavas de final), São Paulo (quartas de final) e Palmeiras (semifinal), chegando na grande final. No primeiro jogo da final, o Bahia fez um bom jogo, abriu o placar cedo com Thiago, mas cometeu erros defensivos cruciais, e o Vasco se aproveitou para vencer de virada por 2 a 1. No Estádio de São Januário, após sair atrás no placar, com gols de Matias e Laranjeira, o Tricolor Baiano reagiu e com gols de Gabriel, Douglas Borel e Marcelo, e vencia por 3 a 2 até os 47 minutos do segundo tempo forçando uma disputa por pênaltis, porém, nos acréscimos Caio Eduardo marcou o gol de empate e garantiu o título do Vasco.
A Copa do Brasil Sub-20 iniciou com 32 clubes, sendo que 27 são os campeões estaduais da categoria no ano anterior e outros cinco são os vice-campeões estaduais das cinco federações mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações. Na 1ª Fase, os 32 clubes se enfrentaram em 16 jogos únicos e os vencedores avançaram para as oitavas de final. A partir das oitavas de final, os confrontos foram em jogos de ida e volta, passando por quartas de final, semifinal e chegando na final. A competição é disputada desde 2012 e o maior vencedor é o São Paulo, que possui três títulos conquistados em 2015, 2016 e 2018. Os demais campeões foram Vitória (2012), Internacional (2014), Atlético Mineiro (2017), Palmeiras (2019) e Vasco (2020).