Ceará renova contrato de Guto Ferreira por mais uma temporada

Guto Ferreira foi campeão da Copa do Nordeste em 2020

Através das redes sociais, o Ceará confirmou no início da noite desta terça-feira a renovação de contrato do técnico Guto Ferreira por mais uma temporada. A continuidade do técnico já era esperada já que com o treinador o Ceará fez sua melhor campanha de Série A do Brasileiro, além disso, conquistou a Copa do Nordeste de 2020. O treinador comandou a equipe em 51 partidas obtendo 22 vitórias, 12 empates e 17 derrotas. Nesse período, foram 80 gols marcados e 65 sofridos. Um aproveitamento de aproximadamente 52%. Guto está levando o Ceará a melhor campanha do clube na era dos pontos corridos na Série A, praticamente garantido na Sul-Americana e ainda sonhando com vaga na Libertadores.

 

Campeão da Copa do Nordeste em 2017 comandando o Bahia, o técnico Guto igualou um feito de Arthuzinho, e se tornou o segundo treinador na história do torneio a ser bicampeão. O primeiro a conquistar dois títulos foi Arthurzinho, com o Esporte Clube Vitória em 1997 e o América-RN em 1998.

A primeira passagem de Guto no Bahia foi iniciada no segundo semestre de 2016, quando o time disputava a Série B do Campeonato Brasileiro. Ele chegou em meio a disputa da Série B 2016, com o time na 9ª posição. Ao término da competição, com campanha de 60% de aproveitamento, classificou o Bahia de volta para a Série A. Na temporada 2017, levou o Bahia ao título da Copa do Nordeste, feito que não acontecia há 15 anos. Guto ganhou destaque pela solidez defensiva do time que não sofreu gols em 20 dos 31 jogos sob seu comando.

Após três partidas pelo Brasileirão, com duas derrotas e um triunfo, o treinador decidiu aceitar uma proposta do Internacional. Lá no Rio Grande sempre foi contestado antes mesmo de começar os trabalhos por parte da torcida colorada, ainda assim levou o barco até 35ª rodada quando foi demitido após uma campanha de 33 jogos com 17 vitórias, nove empates e sete derrotas, um aproveitamento de 58,5%. Retornou ao Bahia em setembro de 2017, e foi campeão baiano em 2018, mas foi demitido em junho de 2018 por conta dos maus resultados no Brasileirão. Em nove partidas, foram dois triunfos, dois empates e cinco derrotas no certame nacional.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário