Com Vitória salvo, CSA sonhado, América-MG e Chape brigando, Série B 2020 encerra hoje

CSA disputa com o Juventude a última vaga na Série A de 2021

Foto: Pietro Carpi/ECV

Depois de empurrado e esticado no prazo de encerramento em decorrência da crise sanitária do coronavírus, finalmente o Campeonato Brasileiro da Série B será finalizado nesta sexta-feira com 10 jogos, sendo quase todos inúteis quando considerado os aspectos de acesso e rebaixamento, porém, teremos também jogos importantes que definirão o último clube no G-4 em uma briga entre Juventude e CSA, com o Avaí correndo por fora precisando vencer o América-MG no Estádio Independência, no entanto, precisa somar o triunfo a derrotas do Juventude e do CSA, aliás, o Azulão de Alagoas é o único clube do Nordeste que levou a disputa até a última rodada, mas infelizmente não depende de si para retornar a Série A após cair no ano passado.

 

O Juventude é o mais cotado para completar o G4 já que depende de si. Vencendo o Guarani em Campinas, o time gaúcho retorna após 13 anos ausente da divisão principal do Campeonato Brasileiro, formando um trio gaúcho com Grêmio e Internacional. O CSA vacilou justamente na última rodada quando empatou com o Grêmio Brasil de Pelotas dentro do Estádio Rei Pelé, em uma partida onde teve um gol legitimo invalidado pela arbitragem.

O atraso removeu o time alagoano do G4 e agora precisa vencer o Náutico, no Estádio dos Aflitos, e torcer para que o Juventude não derrote o Guarani. Situação completamente aberta e pode dar qualquer um. Torcida em especial para o CSA nestes jogos, por mais um nordestino na Série A.

Nesta sexta-feira também será conhecido o campeão da segunda divisão numa briga de foice entre Chapecoense e América-MG. Os catarinenses correm atrás do seu primeiro título, enquanto os mineiros comandados pelo gaúcho Lisca buscam o tricampeonato da competição. O equilíbrio total entre os clubes. Ambos classificados com quatro rodadas de antecedência, ambos com 70 pontos e com campanhas tão semelhantes que o campeão pode ser conhecido somente quando aplicado o critério de desempate do saldo de gols ou até mesmo do número de cartões, já que empatam em todos os quesitos. Curiosamente quando se enfrentaram na atual edição foi registrado empates em ambas as partidas.

Hoje à noite, o América-MG atualmente na liderança pelo critério do número de gols marcados, enfrenta o Avaí no Estádio Independência, em Minas Gerais, e joga por um triunfo simples para conquistar o TRI, é claro, caso a Chapecoense não vença o Confiança por dois ou mais gols, na Arena Condá, em Chapecó. No caso de empate em ambos os jogos, o campeão será conhecido através dos critérios de desempate, fato incomum, mas emblemático para simbolizar o equilíbrio entre as equipes durante a competição.

O Esporte Clube Vitória se despede da Série B e da temporada 2020 enfrentando o Brasil de Pelotas, às 21h30, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O Leão ocupa a 16ª colocação, com 45 pontos, e já garantiu a permanência na Série B com uma rodada de antecedência após vencer o Botafogo-SP na 37ª rodada por 1 a 0 no Estádio Manoel Barradas. O triunfo do Leão rebaixou o Figueirense, que se juntou a Paraná, Botafogo-SP e Oeste.

JOGOS DA 38ª RODADA DA SÉRIE B 
América-MG x Avaí
Figueirense x Ponte Preta
CRB x Cuiabá
Guarani x Juventude
Botafogo-SP x Operário
Paraná x Cruzeiro
Brasil x Vitória
Náutico x CSA
Sampaio Corrêa x Oeste
Chapecoense x Confiança

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário