Ex-volante da Seleção e ex-treinador, José Luiz Carbone morre aos 74 anos

José Luiz Carbone era um volante clássico e começou a carreira de jogador no São Paulo

Na noite deste domingo (27), morreu em Campinas o ex-volante e ex-treinador José Luiz Carbone, com passagem pela Seleção Brasileira, além de Internacional e Botafogo, nos tempos de jogador. Como técnico, teve trabalhos marcantes por Fluminense e Guarani. Ele tinha 74 anos e foi vítima de um câncer hepático descoberto no início de dezembro. Carbone estava internado desde a última quarta-feira (dia 23) no Hospital Municipal Mário Gatti, em Campinas, onde morava. Ele deixa a esposa, cinco filhos e cinco cinco netos.

 

José Luiz Carbone era um volante clássico e começou a carreira de jogador no São Paulo, em 1964, e teve no Internacional a passagem mais marcante dentro de campo, com cinco títulos gaúchos entre 1969 e 1973, sendo considerado um dos mentores de Paulo Roberto Falcão. O destaque no Internacional levou Carbone à seleção brasileira. Antes de explodir no Inter, ele defendeu Ponte Preta e Metropol-SC. Encerrou a trajetória de atleta em 1982, no Nacional-SP.

Como treinador, dirigiu mais de 30 times. Foi campeão carioca com o Fluminense em 1983 e esteve à frente do time em 16 dos 26 jogos da campanha do título brasileiro de 1984. Foi campeão peruano com o Sporting Cristal, em 1996, e paraense com o Remo, em 1999. Passou ainda por Palmeiras, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Bahia, Ponte Preta, Criciúma, Paraná, Ituano, Botafogo-SP, Comercial, União São João, entre outros clubes, além de outras experiências internacionais por Al-Sadd (Catar), Sharjah FC (Emirados Árabes Unidos), Blooming (Bolívia), Ararat Theeran (Irã) e Al-Merreikh (Sudão). Foi o último clube dele como treinador. Nos últimos anos, atuou como comentarista esportivo na Rádio Brasil, de Campinas.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário